José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, março 10, 2010

Sócrates sabia do negócio da PT para adquirir a empresa proprietária da TVI

Sócrates e os seus amigos do PS querem à fina força fazer crer aos portugueses que José Sócrates não sabia do negócio da PT para aquisição da TVI.
Só um parvo, uma pessoa sem qualquer formação política, podia acreditar que o inimigo de estimação do PS e de Sócrates - a TVI - seria negociado sem José Sócrates saber.
Desde logo quem sabe alguma coisa de política sabe que todos os partidos, e PMs, têm um cuidado extremo quanto à comunicação social e tentam sempre dominar o Poder Informativo, os meios de Informação.
Desde logo porque o Poder da Informação é de enorme importância política.
Quem domina a informação detém o Poder.
Depois, o Estado tem goden share na PT - precisamente porque é um sector estratégico , vital, a todos os níveis - e tem de saber tudo o que se passa.
O Poder Político-partidário, para se manter e perpectuar tem de saber lidar com a informação e dominá-la.
Domínio da comunicação social em vários níveis: Directores de Informação; publicidade institucional; renovação ou não de licenças, financiamento bancário; comissários políticos nos órgãos de informação, através da Maçonaria.
No caso das televisões há ainda outras formas de pressão, como é a ameaça de licenciamento de novas estações televisivas concorrentes; impostos mais elevados; apoio ou não a investimentos no estrangeiro.
Ora, o Estado tem golden share na PT, pelo que nenhum negócio como o em causa, a aquisição de um canal televisivo como é a TVI, seria negociado pela PT sem conhecimento prévio e a concordância do Governo.
Este post não é o local indicado para abordar tácticas e técnicas de dominio político dos meios de comunicação social, que todos os partidos têm, sobretudo os do Arco do Poder.
Se Sócrates não tivesse conhecimento prévio do negócio da compra da TVI seria um mau político, um político desatento e ele não é desatento.
Estes negócios fazem-se em larga escala e em larga banda: negociações com o Governo Espanhol, todos os contornos burilados, para alterar o rumo da informação, de forma a favorecer o Governo e o PS na luta política, em pleno período de eleições e quando ao que tudo indica quando Sócrates saberia que havia escutas telefónicas que o envolviam a ele.
Qualquer aprendiz de político sabe isto.
O dominio da informação, e das informações - estratégicas, militares, civis, são realidades que todos os partidos no poder e Governos querem.
Um canal televisivo é da maior importância, como era a TVI, cuja informação muito tinha contribuído para a derrota do PS nas europeias.
Para mim é mais que claro que Sócrates sabia do negócio, e até vou mais longe: foi Sócrates e o PS que o determinaram, que lhe moldaram os contornos.
Cristalino, elementar!
É tempo de novas eleições depois de uma moção de censura ao Governo.
O PSD , o CDS e o Bloco de Esquerda vão fazer cair o Governo, logo após as eleições no PSD.
Nem pode ser de outra forma!

Por Portugal!