José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, outubro 15, 2009

Os novos submarinos são fundamentais para Portugal - Posição do Chefe do Estado Maior da Armada

Portugal é um Estado Soberano.
Portugal é um Estado com quase 900 anos e com uma história riquissima.
História de um Povo nobre, valoroso, que realizou feitos que só nos podem deixar orgulhosos.
Feitos militares - conquista de Ceuta, Tanger, Arzila, Mazagão, ajuda das armadas do papa no combate aos turcos - feitos ciêntificos, descoberta de ilhas, do Brasil , dominio dos mares no Indico e no Pacifico, na cultura, na ciência.
Os submarinos novos são caros. Mas são absolutamente necessários.
Portugal quer extender a sua plataforma continental, precisamente pelo Mar.
Portugal criou uma "Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental", cujo site é : www.emepc.gov.pt e que em inglês de chama "Task Group For The Extension Of The Continental Shelf".
Através desta missão Portugal quer alargar os seus poderes a uma parte acrescida do Mar.
Mar onde pode encontrar petróleo, gás natural.
Para Portugal ter credibilidade externa, internacional, é vital que possa dominar os oceanos.
Logo, é fundamental uma Marinha de Guerra moderna. Nessa Marinha de Guerra moderna o vector submarino é nuclear.
A compra dos submarinos novos não foi uma ideia de Paulo Portas. Foi sim um decisão do Governo Português´de então, do qual Paulo Portas era Ministro da Defesa.
Diga-se em abono da verdade que no meio militar Paulo Portas é considerado ter sido um bom Ministro da Defesa.
Hoje o Chefe do Estado Maior da Armada defendeu a necessidade dos novos submarinos.Veja aqui: http://diario.iol.pt/sociedade/marinha-submarinos-mar-defesa-almeida-santos-tvi24/1096042-4071.html.

Sábias palavras!
Claro que os submarinos, bem como os aviões F16, os helicópteros, os novos blindados, são necessários para Portugal ter forças armadas com um mínimo de credibilidade.
Espanha não tem mais inimigos que Portugal, mas tem centenas de F16, F18, helicópteros, misseis de cruzeiro,porta-aviões, participa na contrução do interceptor europeu - avião de combate - constroi aviões de transporte de tropas, veículos blindados.
Todavia Espanha não quer estas armas para atacar Itália, Marrocos - talvez queira para atacar Portugal! - só que entende que a ideia de soberania , de posição no Mundo, implica isso mesmo.
Quem não quer os submarinos é o PS de Almeida Santos , o tal que falava que as pontes podiam ser dinamitadas e o Aeroporto deveria ficar na OTA!

E , claro, o dono do blogue www-doportugalprofundo.bllogspot.com também se insurgiu contra os submarinos!!! E até contra os F16!

Portugal tem de saber que a independência tem custos , pelo que o Governo, qualquer Governo Português, deve trabalhar para Portugal se desenvolver, ser rico, e poder ter forças armadas credíveis para as projectar para os teatros de operações que sejam necessários.
E para evitar que se repita a situação de a GNR - homens valorosos - estar em qualquer parte do Mundo, como esteve no Iraque, e não ter veículos de protecção dos homens e cumprir as suas missões.Isso sim é aviltante para ops portugueses.
Na Marinha de Guerra Portuguesa não se pode perder o saber dos homens dos submarinos, do Albacora, do Delfin.

Viva Portugal!

Lutemos para um Portugal mais rico, soidário e respeitado no contexto das nações..
Eu tenho orgulho em Portugal, nas nossas Forças Armadas.