José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, outubro 01, 2009

O PSD tem de se renovar e afastar-se de Cavaco Silva - Os papagaios de janela dos blogues PSDs têm de sujar as botas na vida real.

Parece muito claro que há ainda algumas pessoas que pensam que Cavaco Silva é social democrata!
Para mim não .Foi antes um fenómeno bem português: alguém que como Ministro teve um péssimo desempenho e depois chegou ao Congresso do PSD na Figueira da Foz e eis D. Sebastião...
Cheio de dinheiro da CEE - era assim que se chamava na data 1985/1986 - Cavaco Silva tinha de fazer algo.Linear. Só que podia ter feito muito melhor.
Mas como Portugal é um País de vigaristas e oportunistas, logo no 2º Governo de Cavaco Silva se viu em papos de aranha.
Pessoalmente entendo que Cavaco Silva não é deste tempo.
Parece-me que quer imitar Salazar na rudeza de "facies" e depois que a distancia que cultiva em relação ao Povo é mais própria de politicos dos anos 1960/70 em regimes autoritários.
Um Presidente da República sisudo, distante, que fala por recados e remoques - e aqui José Sócrates deu-lhe uma lição na passada Primavera - não serve aos portugueses.
Não é um Presidente moderno, não sabe estar com o Povo. Mais até: deixou José Sócrates fazer o que quis, nunca se importou com os mais de 2 milhões de portugueses pobres e gasta em Belém dinheiro que está para além do que é razoável.
Basta ver que o Rei de Espanha tem um orçamento menor. E agora, neste últimos dias, o Rei de Espanha, os Ministros e Zapatero fizeram cortes nos seus gastos.
Mas o magestático Luis XIV português só se importa com a perda dos seus "direitos" na questão dos Açores!
Este modelo de Presidente da República é um simulacro do que deveria ser.
Gente do PSD - alguns que têm blogues - estão cegos, porque nem ao menos conseguem ver que Cavaco Silva está-se nas tintas para o PSD , ajudou o PS a ganhar e o Governo fez do PR o que quis.
Cavaco Silva não tem tropas. Cavaco Silva não tem poder executivo, não tem serviços secretos, não tem a Opus Dei a ajudá-lo e, em boa verdade, deve ser a pessoa mais só e desamparada que há em Portugal.
A apoiá-lo tem os que fazem parte da brigada do reumático do Cavaquismo.
No lugar de Cavaco Silva eu preferia D. Afonso VI. Sempre nos divertiamos!
Chegado aqui quero que se saiba que eu continuo a ter a mesma linha política: derrotar o PS , afastar José Sócrates do Governo. Pelos mesmos motivos que sempre tive em mente.
Não há da minha parte qualquer traição!
Mas não posso concordar com os papagaios de janela que a única coisa que sabem é escrever nos blogues e nem param um momento para pensar.
Mais, que não levantam a "bunda" da cadeira para ir para a rua ajudar o PSD a conseguir votos. Esta gente, que se julga muito importante, não tem essa importância.
O combate político deve fazer-se nos blogues, no café, nas associações civicas e na rua, no contacto com o Povo. Contacto pessoa a pessoa, rica ou pobre, muito rica ou muito pobre, remediada, que cheire a suor ou a chanel.
O que me incomoda é que algumas pessoas, que até conheço, não passem de papagaios de janela, que nada mais sabem que escrever no computador mas que têm vergonha de apertar a mão ao Zé ou ao Manel, à Ana ou à Joaquina.
Gente que sendo do PSD e filiada não tem nem conhecimentos nem coragem para ir para o meio do Povo.
O que é inacreditável, porque é o Povo que nos alimenta, que cria batatas e porcos, que pesca marisco ou douradas, que tira o leite às vacas, que chafurda na vida para dar de comer a nós.
E têm de merecer a nossa consideração!
O apoio a Cavaco Silva por parte de alguns do PSD é tão contranatura como haver um partido que é o "Pró Vida"!!!
Haverá algum "Pró Morte"?
Vamos descer à Terra!
O PSD tem de se reorganizar, tem de ter um lider e um grupo de comando jovem, capaz, cheio de força, que possa enfrentar o PS e que se desmame de Cavaco Silva.
Cavaco Silva nem pode sequer ajudar o PSD. Cavaco Silva tem de ser neutro e suprapartyidário, logo, é o PSD que tem de se reorganizar.
Ou não temos Oposição e alternância política.
Abram os olhos, porque agora Cavaco Silva não tem alternativa a não ser indigitar Sócrates para formar Governo.
Há que repensar toda a estratégia política da Oposição, nomeadamente ao nível do PSD.