José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, agosto 05, 2009

A TVI e a Liberdade de Imprensa e de Informação

Todas as manobras para tirar José Eduardo Moniz da TVI e lhe alterar a linha editorial são mau presságio para Portugal.
Depois das anteriores tentativas e dos interesses do PS e de José Sócrates, a saída de José Eduardo Moniz, com a consequente subida das acções do Grupo Impresa - da SIC e do Expresso - deve fazer-nos pensar, reflectir e agir.
Reflectir sobre duas ordens de coisas: o papel dos grupos espanhóis em Portugal, como a PRISA , e o da liberdade e pluralidade de informação.
Quanto à PRISA , os portugueses, a Oposição e o Presidente da República, devem estar atentos.
A PRISA necessita do Governo espanhol, de José Luis Zapatero, que por sua vez é o "amigo" de José Sócrates.
Estes grupos económicos espanhóis são usados para estratégias políticas internas portuguesas, de forma a favorecer o PS , subverter a verdade informativa , fazer o "jeitinho" político.
É assim na banca, onde maior parte nas mãos de interesses espanhóis, com as nefastas consequências para os empresários portugueses e para Portugal , nas grandes políticas de investimento, como a construção de centrais nucleares, na compra e venda de herdades no Alentejo na zona do empreendimento do Alqueva, favorecendo a compra por espanhóis das melhores herdades e dos melhores empreendimentos, enquanto os portugueses são estrangulados no acesso aos empréstimos.
No caso da PRISA, é indisfarçável que a tomada da TVI, logo em 2005, visou pôr esta estação televisiva na órbita do PS de José Sócrates.
O afastamento de José Eduardo Moniz - e provavelmente de Manuela Moura Guedes - não pode servir para impedir a TVI de continuar a ter jornalismo de investigação, jornalismo livre e plural. Não pode impedir a TVI de continuar a liderar as audiências, matando-a, para que a SIC recupere artificialmente e não por força da qualidade e da concorrência.
Nós, portugueses, devemos estar atentos e reagir para evitar que o PS controle a TVI, altere a linha editorial , de forma a ser mais dócil ao PS e favorecer deliberadamente este partido.
Creio que já não haverá tempo para o PS poder inverter a queda livre em que está até as eleições de 27 de Setembro próximo.
O Presidente da República e a Oposição devem estar muito atentos e, no caso do PSD, do PC, do Bloco de Esquerda e do CDS é importante uma reacção firme e um combate contra todas as forma de censura e de aviltamento do Direito de Informar e de ser Informado.