José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, agosto 03, 2009

Energia - O Governo de José Sócrates brinca às energias , confessando que: "Nós fomos o Governo que menos fez" - Portugal a caminho da pré-história

A sociedade e a economia actual assentou , sobretudo, na energia a partir de fontes fósseis: Petróleo e gás natural.
Todavia, estas fontes não são renováveis. Gastam-se.
A Agência Internacional de Energia (EIA) lançou o alerta, dizendo "Mundo caminha para uma catástrofe energética" : veja aqui: http://diario.iol.pt/economia/portugal-energia-market-petroleo/1079726-4058.html
O que significa que só a energia nuclear pode manter os níveis de desenvolvimento do nosso Mundo, quando o petróleo e o gás natura têm uma morte anunciada a breve trecho.
Já várias vezes me pronunciei no sentido de Portugal construir centrais nucleares - de última geração - para competir e ser sustentável.



É o que fazem a França, o Reino Unido, a China, os EUA, a
Rússia, o Canadá, o Brasil, Israel, a Suiça, O Irão, o Pasquitão, a India, a
Áfica do Sul, a Austrália, a Espanha,

só para dar
alguns exemplos
.


José Sócrates, que não consegue ver para lá dos seus sapatos, aposta na energia solar, na energia eólica , e com isso vai deixando Portugal desarmado face a Espanha e face ao futuro.
É verdade que a energia eólica e a solar não podem ser desprezadas, mas a economia, o futuro não está apenas nessas energias, que serão apenas complementares.
Portugal está a ser pequenino, pueril. Enquanto os outros países se armam com novas centrais nucleares de última geração, mais seguras, para sustentar a sua economia , o Governo Português e Portugal , não conseguem libertar-se dos interesses de Espanha, que é potencia nuclear desde 1968.
Espanha não tem interesse algum em que Portugal tenha energia a partir do nuclear. Para dessa forma manter pressão e ter o mercado português para se espandir e para dominar.
Vai agindo através da Maçonaria e do dominio da banca e dos sectores nevrálgicos portugueses.
Claro que os portugueses sabem que José Sócrates é o pior Primeiro Ministro desde 1976 - e atrevo-me mesmo a dizer desde 1820 - que nada fez por Portugal.

O próprio José Sócrates disse que o seu Governo foi o que menos fez: veja-se aqui:http://doportugalprofundo.blogspot.com/

Quando Sócrates diz que ele e o seu Governo foi o que menos fez está tudo dito!
Além de ter de ser corrido do Poder em 27 de Setembro , os portugueses devem abrir os olhos.
Mais de 25 milhões de portugueses - os da emigração - vivem em países que são potências nucleares e sabem que é aí que se vive bem.
Nas Descobertas fomos pioneiros na inovação. Agora passamos
ao lado da energia nuclear?

Para além de sós mentes mesquinhas poderem dizer que não se deve ter centrais nucleares em Portugal porque são perigosas.
O Mundo hoje é global e se em Espanha houver um acidente nuclear, ou na Suiça, ou em França sofremos os efeitos, mas nunca tivemos os benefícios.
O PSD deve ter em atenção três coisas no seu programa: Aposta no nuclear; fim dos partos de portuguesas em Badajoz e a questão de Olivença.

Por Portugal!