José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, julho 07, 2009

O Real Madrid deu uma Grande Lição Diplomática

Gosto de Futebol, sou do Benfica, o Glorioso SLB, mas acima de tudo sou cidadão português, tenho um enorme, enormissimo orgulho no meu País: Portugal.
Por isso, cada português que triunfa no estrangeiro é mais um motivo de orgulho para mim.
Seja em que campo for: política, ciência, artes, empresariado, desporto.
Ontem vi parte da apresentação do Cristiano Ronaldo no estádio do Real Madrid.
Confesso que já estava farto das notícias sobre a transferência do Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Confesso que me pareceu excessiva a cobertura jornalistica do caso.
Todavia, ontem fiquei sumamente contente com 3 coisas que se passaram no Estádio do Real Madrid, o Santiago Barnabeu:

1ª: O Real Madrid levou Eusébio para testemunhar e apresentou-o como um dos maiores jogadores do Mundo;
2ª O Real Madrid não foi chauvinista e mostrou , nos ecrâs, Cristiano Ronaldo com a camisola da selecção nacional portuguesa;
3ª O Real Madrid passou o tema dos Xutos&Pontapés "à minha maneira", em português.

Foi lindo o respeito que o Real Madrid mostrou por Portugal.
E por isso dei comigo a perguntar: porque raio, porque carga de água, o Primeiro Ministro português se atreve a falar em castelhano, num comício do PSOE? E depois o Zapatero vir a Portugal e falar, em castelhano, num comício do PS?
Há momentos em que me pergunto se José Sócrates conhece a história de Portugal e se sabe que em Espanha nunca um chefe de Estado português deve falar castelhano!
E se José Sócrates não se apercebe que a nossa história, a nossa independência, a nossa glória histórica e o lugar no Mundo sempre foi feito contra Espanha!
Como seria bom que José Sócrates seguisse o exemplo de Lula da Silva, o mecânico que neste momento é um , senão mesmo, o maior estadista do Planeta, que apenas e só fala em português!
E eu sei que Lula da Silva fala inglês fluentemente, fala castelhano fluentemente. Mas ama a sua língua, respeita a sua Pátria e sabe que, tal como Espanha está para Portugal, o Brasil está para a Argentina.
Amigos necessariamente, diferentes e cada um a falar a sua lingua, OBRIGATORIAMENTE!
Esta "ETIQUETA" face a Espanha é a primeira exigência de qualquer político português, como ensinam os grandes mestres da História Diplomática e da Diplmacia.

Vou torcer pelo Real Madrid, serei sempre português!

Portugal!