José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, junho 15, 2009

Uma jovem de 15 anos não pode ter o filho consigo - O Estado através do Conselho Superior da Magistratura deve esclarecer os portugueses

Hoje fui surpreendido pela notícia da greve de fome de uma jovem de 15 anos , frente ao Tribunal de Cascais. http://diario.iol.pt/sociedade/cascais-martim-adopcao-tribunal-adolescente-ana-rita/1069862-4071.html
Reivindicação da Jovem : Quer ter o seu filho com ela e não o quer ver entregue para adopção!
Este caso chocou-me!
Porque razão um tribunal tira um filho a uma jovem e o entrega para adopção?
Será que a mãe não tem condições económicas? Se assim é o Estado deve é ajudar economicamente a jovem mãe!
Será porque não tem maturidade para cuidar da criança? Então o Estado deve ajudá-la , ensiná-la, pagar a uma ama, para ajudar a jovem mãe a criar o seu filho!
Será porque foi mãe muito cedo? Não há idade para ser mãe !
Os portugueses sabem muito bem que nas nossas ex-colónias as jovens raparigas são mães muito cedo e os filhos se criam. Nenhum é entregue para adopção!
Este caso chocou-me . Porque não há qualquer esclarecimento público e parece que o Governo Socialista ,que entrega milhões e milhões de euros para ajudar bancos, afinal não ajuda uma jovem de 15 anos a criar o filho.
Portugal vive nas nuvens.
Já a propósito das palmadas que a mãe russa deu à menina que lhe foi entregue e levou para a Rússia, assistiu-se a um conjunto de posições que só posso considerar ridículas.
Partem do desconhecimento do que é a vida e de uma posição aterradoramente ignorante.
O Governo e a União Europeia têm um programa chamado ERASMUS.
Pois bem, Erasmo não foi um computador Magalhães, nem uma medida Simplex deste Governo destruídor de Portugal.
ERASMO foi preceptor do Arquiduque Carlos da Austria, futuro imperador Carlos V.
ERASMO escreveu a obra "Educação do Principe Cristão" e no contéudo da educação a ministrar está a indicação das obras que o príncipe deve ler.
Entre elas está o Livro dos Provérbios e o Livro da Sabedoria de Salomão.

Pois bem: No Livro dos Provérbios , em 13.24 . 25 como o título "Sabedoria e insensatez" , está o seguinte:

" Aquele que poupa o chicote, odeia o seu filho,
aquele que o ama, corrige-o sem demora".

Num País que louva Erasmo depois vive nas nuvens , acreditando que as crianças só são bem educadas se chorarem e tiverem um computador Magãlhães , para jogar, uma Play Staytion para jogar, fazer tudo o que quer, ter telemóvel para jogar, e que nunca deve ser corrigido!!!

Este pensamento, medíocre, leva ao que temos hoje, falta de disciplina, violência nas escolas contra professores, miúdos que batem nos pais, mimados, que não estudam.
Será bom que o Estado, via CSMagistratura, informe os portugueses das razões da entrega da criança, filha da menor , para adopção.
E, em vez de manter a adopção, ensinar a jovem a pescar, ou seja, ajudá-la a criar o seu filho. Ajudá-la em todos os domínios, até para evitar que mais algum casal estéril faça sua uma criança que é amada pela mãe, que deve ser criada com a mãe, com apoio que for necessário por parte do Estado.
Até porque a mãe tendo 15 anos está na idade de ser moldada, ensinada, educada, mas, atenta a sua reacção, parece-me que tem condições psicológicas para criar o seu filho, fornecendo-lhe o Estado todas as condições, todo o apoio.
O Primeiro Ministro deve instruir o Ministro Vieira da Silva para solucionar esta questão.

Porque é aviltante - e é possivel a crítica porque os juízes administram Justiça em nome do Povo e não em nome de Refúgios - assistir a uma jovem mãe de 15 anos estar a fazer greve de fome à porta do Tribunal para reaver o seu filho.
É tempo de aplicar a Justiça de Salomão e dar à verdadeira mãe o menor, para evitar que essa cena , que é um dos fundamentos do "Bom Juiz", não seja apenas uma metáfora de bronze ,ou em taeçaria, nas entradas e salas dos tribunais.

Vamos ajudar a jovem e o filho.

O Estado tem esse dever.

Por Portugal!