José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, junho 25, 2009

O assalto do Governo de José Sócrates à TVI só é comparável à destruição à Bomba dos emissores da Rádio Renascença e o ataque ao jornal "República"

José Sócrates, que me parece pessoa pouco dada à cultura - parece-me mesmo o menos culto de todos os PM de Portugal - andará a ler a obra "O Principe" de Maquiavel.
No Congresso do PS a TVI foi o bombo da festa. Razão: A TVI não é submissa ao poder e mexeu na questão da "licenciatura de José Sócrates", no caso "Freeport", no caso "Cova da Beira", no caso da "riqueza" da até agora desconhecida "família" Sócrates.
Digo que José Sócrates deve andar a ler "O Principe" de Maquiavel, porque só a total falta de uma visão do que é a ética política e a decência democrática pode determinar o Governo de José Sócrates a querer comprar a TVI, via aquisição dos 30% da dona da TVI, para a controlar.
Usar a PT - na qual o Estado tem uma golden-share e pode usar ainda a CGD - para dominar a TVI quando faltam 3 meses para as aleições tem o mesmo efeito da bomba colocada nos emissores da Rádio Renascença em 1975 e o mesmo efeito da destruição do jornal "República", actos contra os quais o PS reagiu na altura.
Os partidos da Oposição e os movimentos cívicos devem agir para impedir este golpe na liberdade de informação, nesta governamentalização dos órgãos de informação.
José Sócrates disse que não sabia do negócio, que não foi informado.
Não é crível o que José Sócrates disse. O Estado tem de ser informado de uma operação que envolve muitos milhões de euros e que tem uma sensibilidade enorme política, quer em Portugal quer em Espanha.
Veja-se aqui uma boa análise: http://doportugalprofundo.blogspot.com/
Aliás, como acreditar no que o PM diz se ainda ontem o PM disse que o Ministro da Agricultura aceitara a demissão de um arguido no caso Freeport ao mesmo tempo que o Ministro da Agricultura dizia nos coredores da Assembleia da República que ainda não havia decidido nada? Para depois ir desmentir-se a si mesmo minutos depois!
O Governo parece assentra na inverdade o seu "modus operandi", o que é funesto.
E como acreditar no Ministro das Obras Públicas se ele a perguntas dos jornalistas, na Assembleia da República , disse nada saber da Fundação para as Comunicações Móveis escapando-se-lhe da boca " O PSD não mostrou documentos", para depois à noite no jornal da RTP2 dar o dito por não dito?
Maquiavel não é agora boa leitura para o PM. A obra " O Principe" não se aplica à situação portuguesa e José Sócrates deveria sabê-lo.
Porque as trapalhadas do Governo , a incapacidade do "principe" português para as lides da governação impõem uma substituição .
O PS tem de perceber que os portugueses não são burros e que sabem escolher o trigo do jóio, e que não aceitam serem menorizados.
O ataque à bomba do Governo/PT à TVI é uma maquiavelice inominável, própria dos regimes da Coreia do Norte, da URSS de Staline, da China de Mao ou do Irão, nunca de um governo de um país da Nato, de um país da União Europeia.
O Movimento para a Democracia Directa- DD está pronto para recorrer aos tribunais e impedir o negócio - que além do mais é ruinoso economicamente para a PT - porque estão em causa direiros, liberdade e garantias dos portugueses que não podem ser tocados, nomeadamente o direito à liberdade de informação plural, livre e democrática, que nenhum José Sócrates pode pretender sequer tolher e que é essencial para a saúde do regime democrático.
Aliás, é extraordinariamente significativo que o PM de Portugal nunca se tenha disponibilizado para na TVI ser entrevistado, poder na TVI dizer o que pensa, o que indicia receio político.
E ao mesmo tempo é uma ostracização inaceitável, do ponto de vista democratico , de um canal televisivo que tem de ser tratado em igualdade de circunstâncias com todos os outros, porque o PM está sujeito aos principios da imparcialidade e isenção em relação a todos os meios de comunicação social.
Henrique Granadeiro deve ter muito cuidado, porque não é legitimo que se disponha a fazer o frete ao Governo de José Sócrates e torne a PT a 5ª Divisão do Estado Maior do PS.
Até porque Henrique Granadeiro e o Bava sabem o melindre desta questão e que se a PT comprasse a TVI toda a gente pensaria que se tratou de uma golpada de José Sócrates que está a perder a mão ao PS, está a ver que muitos barões do PS estão já a pensar num PS sem Sócrates, a quem acusam de ser inábil poiticamente e o principal responsável pela queda dos socialistas.
Como se dizia em 1975 : A reacção não passará!

Lutemos, Por Portugal!


ULTIMA HORA: (16h51 de 25/6/2009).
O Ministro da Presidência já anunciou que não se confirma o negócio da PT/TVI.Veja-se aqui:http://diario.iol.pt/economia/portugal-governo-tvi-silva-pereira-pt-media/1071885-4058.html
José Sócrates perdeu em toda a linha. Para além da certeza que o Movimento para a Denocracia Directa-DD iria intentar providência cautelar para impedir o negócio, Sócrates foi esmagado pelo PSD, pela Manuela Ferreira Leite, pelo BE, pelo CDS e ... pelos próprios colegas do PS, que já cercaram o "morto" Sócrates e se preparam para a sucessão interna.