José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, maio 19, 2009

A podridão a que Portugal chegou!

Portugal está a ser enxovalhado no estrangeiro.

1º - Portugal é o único país da União Europeia que tem o Pimeiro Ministro como suspeito do crime de corrupção, em processo a correr termos noutro País, no caso no Reino Unido;
2º - Portugal é o único País da União Europeia em que um membro do Conselho de Estado é "persona non grata", mas não pode ser demitido!;
3 º Portugal é o único País da União Europeia em que o seu representante na Eurojust "não pode" ser demitido pelo Governo, mas só pelo PGR!

Veja-se aqui uma análise sobre este enxovalho: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=1802644E-11DA-4F66-BE59-B6411AAD74AE&channelid=00000093-0000-0000-0000-000000000093

Claro, Portugal também é o único País da União Europeia que voltou ao tempo do pós 2ª Grande Guerra Mundial, vendo os seus jovens e menos jovens emigrarem para fugirem à fome!
Repara-se bem: Os portugueses emigram para fugirem à fome.
Em 2009! Com 2 milhões de pobres!
Bom, de que se pode orgulhar o Governo Português?
Do "Tratado de Lisboa"?
Não! Porque o tratado de Lisboa desde logo não é obra de José Sócrates.
O "Tratado de Lisboa" é da autoria de Angela Merkel, Chanceler Alemã.
Portugal não tem prestígio, nem força, para mandar cantar um cego.

Mesmo o Tratado de Lisboa acaba por redundar numa mentira.
O PS disse que haveria referendo para ser aprovado. Só que José Sócrates mentiu aos portugueses ,pois depois faltou aos seus compromissos eleitorais e o Tratado - mais propriamente a alteração do tratado - foi aprovado nos gabinetes, na Assembleia da República.
O PS tem medo do Povo, do seu voto.

Mais, o Tratado de Lisboa já não corresponde às necessidades de uma União Europeia moderna, que tem de lidar com os graves problemas entretanto surgidos na Europa e no Mundo.
O Tratado de Lisboa está moribundo porque as relações de poder internacionais sofreram alteração, com a ascensão vertiginosa da China e o poderio económico e militar da Rússia, ao mesmo tempo que os EUA entraram em declínio acentuado. Declínio económico, militar, ético.

Tudo isto aponta no sentido de novas aporias políticas. novas práticas políticas, novos caminhos que têm de passar por mais intervenção do Povo nas questões concretas da vida portuguesa. Nomeadamente a alteração da Constituição para permitir mais situações de referendo obrigatório, a eleição do PGR pelo Povo, a eleição dos juízes do Tribunal Constitucional pelo Povo, a eleição do STJ pelo Povo.
Como na Suiça!
Como nos EUA em alguns dos pontos indicados.

O mesmo é dizer, mais elementos de Democracia Directa.