José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, maio 11, 2009

O Vital Moreira ex-PCP, o Manuel Alegre que não se decide e o Paulo Rangel como agradável surpresa

O Partido Socialista fez uma péssima escolha para cabeça de lista às eleições europeias.
Vital Moreira está para a União Europeia como o Muro de Berlim estava para a Democracia.
Vital Moreira foi um ideólogo do PCP, umas das pessoas que mais atacaram o regime Democrático.
Veja-se aqui um interessante post do blogue wehavekaosinthegarden : http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2009/05/good-bye-lenin.html
Em 1974, 1975 e 1976 o PCP estava apostado em subverter o Programa do MFA e em impor , em Portugal , a Ditadura do Proletariado, o mesmo é dizer um regime comunista tipo stalinista.
Lembro-me bem das lutas em Lisboa e no Alentejo. Eu então era da Juventude Socialista e recordo-me perfeitamente da luta contra a Unicidade Sindical , a luta pela democraticidade sindical, através da criação da UGT.
O Verão Quente de 1975.
Em 1989 , perdidas as esperanças num regime tipo soviético, Vital Moreira procurou abrigo e metamorfoseou-se em "socialista"!
Quem alguma vez defendeu uma ditadura , e com conhecimento dos milhões de mortos do regime soviético , não pode alguma vez representar o PS no Parlamento Europeu.
Vital Moreira foi uma má escolha do PS.
Quanto a Manuel Alegre, ele nunca sairá do PS. Porque fora do PS era esmagado como foram os da UEDS.
Não tem espaço político nem tropas.
Mesmo o movimento cívico que criou está moribundo. Nada faz. Nada dele se sabe.
Manuel Alegre tem andado numa actividade inconsequente, ora sai do PS e cria um partido , ora fica e negoceia com Sócrtaes , sendo que agora parece que a sua grande "vitória" é conseguir ter 5 ou 6 deputados da sua linha!!! Muito pouco!
Uma desilusão o Manuel Alegre.
Encosta ao Bloco de Esquerda, desencosta do PS, encosta-se outra vez.
Em relação ao Paulo Rangel, do PSD, não há dúvida que foi a agradável surpresa.
Começou por impor que nas Eleições Europeias se discutissem temas nacionais, tendo Vital Moreira defendido o contrário e depois sido desautorizado por José Sócrates e Mário Soares.
Um tio no pé, e uma prova que não está bem consciente que afinal tudo o que diga respeito à Europa diz respeito , necessariamente, à política interna.
Paulo Rangel tem marcado sucessivamente pontos. O Ministro Pinho lá teve de engolir um sapo do tamanho de Portugal quando menorizou Paulo Rangel e foi censurado por todo o especto político.
A subida nas sondagens do PSD também é mérito de Paulo Rangel, que está bem preparado para discutir os grandes temas.
A transferência de votos do PS para o PSD mostra também um CDS quase moribundo, mal servido de liderança, pois Paulo Portas não tem estatura política suficiente para representar a Direita e daí a morte anunciada do CDS e a transferência de votos para o PSD, voto útil.