José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, maio 10, 2009

Corrupção no meio militar - Uma história incrível de obstruções, segredos, negócios de milhões de euros nas Forças Armadas Portuguesas.

Está à venda um livro da autoria de António José Vilela com o título : " SEGREDOS E CORRUPÇÃO - O Negócio de Armas em Portugal - Toda a história do fenómeno da corrupção no meio militar".
É um livro a não perder, porque faz uma análise de variadissímos processos crime que estiveram em investigação na Policia Judiciária Militar: desde a aquisição de viaturas a radares, de corrupção nos concursos na Marinha até ao Processo de burla de milhões de euros nas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento - no qual sou mandatário do principal arguido - até às requisições fraudulentas de tabaco e uísque nas navios da Marinha- no qual também fui advogado - até à venda de 1800 metralhadoras Uzi novas , como se fossem sucata.
Depois o livro dá conta que Chefes do Estado Maior do Exército - vários - criaram todo o tipo de entraves à investigação da Policia Judiciária Militar, aos juízes de instrução. Que os serviços, as chefias, os Ministros, foram deixando arrastar-se processos e processos durante anos , até prescreverem e serem arquivados.
Um Mundo que espelha bem que a corrupção, os esquemas , estão presentes nos mais variados - e insuspeitos - sectores da actividade do Estado.
Um Portugal desregulado, fora dos cânones dos outros países da União Europeia. Um Estado à parte da União Europeia.
O papel dos intermediários; falta de concursos públicos; compra de material militar obsoleto por fortunas, a impotência dos juízes para avançarem com as investigações;luvas; guerras entre chefias militares; favorecimento de fornecedores; contratos directos; burlas, peculatos, infidelidades; falsificação de documentos.
O livro pública vários documentos militares, ofícios, inquirições, como suporte.
O Livro é uma tese de mestrado defendida pelo autor no Instituto de Ciências Sociais e Políticas e merece ser lida. É muito factual, indica os números dos processos, os nomes dos suspeitos, os nomes dos vários Ministros e Chefes Militares.
Um Livro que é importante par se perceber até que ponto Portugal caiu no fundo da decência, como Portugal precisa de uma nova constituição, um novo sistema político assente em princípios de DEMOCRACIA DIRECTA, de forma a poderem ser responsabilizados os corruptos, os incompetentes.
Um livro que mostra à saciedade como os partidos políticos portugueses foram incapazes, ou não quiseram, de travar comportamentos que a nenhuma luz são aceitáveis num Estado de Direito Democrático Material.