José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, abril 19, 2009

Vital Moreira para Eurodeputado? - As cambalhotas dos ex-comunistas!

Todos sabem que Vital Moreira foi deputado do PCP.
Todos sabem que o PCP votou contra a adesão de Portugal à CEE.
Agora Vital Moreira é candidato a deputado do Parlamento Europeu!
Vital Moreira, e vários outros ex-PCP, quando perceberam que a União Soviética implodiria procuraram novas paisagens.
Alegaram um motivo ou outro. No fundo a razão foi só uma: Perceberam que estavam no campo errado para fazerem carreira política. O modelo porque lutaram morreu com a queda do muro de Berlim.
O PCP hoje perdeu razão de ser. Mesmo o BE já faz melhor oposição ao PS que o PCP.
Vital Moreira foi para o PS, precisamente o Partido que queriam destruir em 1974 e 1975!!!
E contra quem eu e tantos outros lutamos nos comicios da Fonte Luminosa, e em tantos outros em Lisoa, nos comícios no Alentejo, no 25 de Novembro de 1975.
Vital Moreira pode ser um brilhante académico. Mas por certo não tão brilhante como Lenine, como Staline, que eram os seus modelos!
Se um individuo sair do PS e for para o PSD, ou sair do PSD e for para o PS, não causa estranheza, porque são ambos partidos do mesmo campo político : social democracia.
Mas do PCP para o PS?
Só o desespero por uma carreira política fez esses indivíduos abandonar o Partido Comunista.
Estão em contramão com a história e com os seus princípios.
Com o devido respeito, Vital Moreira não é uma boa escolha para eurodeputado.
Começou aliás muio mal: Quis limitar o debate para as eleições europeias apenas a temas europeus.Como convinha ao "boss" José Sócrates.
Porquê? Porque o PS nas grandes questões de política interna conduziu Portugal para um lugar de mulher a dias dos outros países.
Portugal é o Estado da União Europeia que menos medrou, onde é maior o nível de corrupção. O Estado que voltou a exportar portugueses como quem exportava sardinha antes.
Paulo Rangel teve a resposta à altura: Nas eleições europeias serão discutidos temas de política interna e externa/europeia.
Nem podia ser de outra forma.
Face à gafe monumental de Vital Moreira , lá teve Jorge Sampaio de dar o mote e manifestar concordância com Paulo Rangel.
Sócrates, em mais um as suas trapalhadas políticas, teve de fazer peito e dizer que vai discutir temas internos, como se essa tivesse sido sempre a sua posição, que não era.
O Vital Moreira a reboque do PSD.
Os portugueses têm de abrir os olhos e julgar os políticos pelas posições que assumem e não por aquilo que depois dizem assumir.
Claro, Vital Moreira estava habituado a escrever no blogue do regime, o "Causa Nossa" , sempre laudatório para o Governo, sempre laudatório para o PS - que será feito do deputado comunista Vital Moreira? - e quando Paulo Rangel atacou ficou como um aluno de Direito Constitucional que nunca tvesse lido a Constituição... engasgou e lá teve que vir o tio Jorge Sampaio dar a mão e abrir a via para Sócrates rematar o remendo com um ponto cruz mal desenhado!
Vital Moreira terá de pensar bem.
Pensar bem porque sabe que não foi uma boa escolha para cabeça-de-lista do PS ao Parlamento Europeu, já que a CEE e a UE nunca foram espaços por si apreciados, nunca foram o seu modelo de sociedade, pois esses estavam na União Soviética e estarão agora mais em Cuba ou na Coreia do Norte.
Depois, os eurodeputados não representam o PS no Parlamento Europeu , mas os Povos da União Europeia!

José Maria Maria
Vice-Presidente do Movimento para a Democracia Directa