José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, abril 17, 2009

O PS de José Sócrates, o Bloco de Esquerda de Louçã e a posição de Manuel Alegre - Pobre Povo Português!

O jornal "O Semanário" publica hoje um artigo sobre uma futura aliança entre o PS de Sócrates e o Bloco de Esquerda de Louçã-
O jornal diz que a convergência do PS com o BE na questão do sigilo bancário é parte do "namoro" do PS , da estratégia para combater o BE e se não der resultado, para viabilizar um Governo BE/PS em caso de derrota do PS na questão da "maioria absoluta".
Acredito, porque o PS de Sócrates é de ultra direita, e está a braços com o desgaste provocado pelas políticas desastrosas implementadas , que destruiram a classe média , que afundaram Portugal.
Além das trapalhadas nestes 4 anos.
Pobre Povo Português!
A estratégia do PS vai contra tudo o que era a sua base programática histórica , que deveria ser do ponto de vista dos sistemas políticos um partido de centro esquerda, socal democrata e se tornou um Partido de Ultra Direita.
Depois, se viesse a ocorrer um Governo BE/PS quem garante aos portugueses que o PS não abafa o BE, como o Presidente da CM de Lisboa abafou o José Sá Fernandes, e os integra no PS, como integou tantos ex-PCP que no PS são mais direitistas que o CDS/PP?
Manuel Alegre não tem espaço fora do PS, - os votos das presidenciais já se escaceiraram todos -, tem servido de lebre, de forma a almofadar o descontentamento das hostes socialistas mais de esquerda.
Tudo isto é triste, tudo isto mostra um PS totalmente voltado à direita mais retrágrada, um PS cuja ideologia é só já uma: Poder a todo o custo.
O PS tem tido o apoio da grande banca, entalada no Processo "Operação Furacão", e por isso necessitada de grandes obras públicas, que o processo morra no arquivo, grandes obras que vão minar o futuro do País,que não são necessárias nem convenientes neste moemnto de retracçºão da economia, grande banca que não está interessada em perder os seus privilégios.
Um Goveno BE/PS provocaria o descrédito do País, pois o BE tem uma base programática, filosófica e ideológica totalmente diferente do PS.
Seria um saco de gatos, remetendo Portugal ainda mais para a margem.
Digo isto sendo porém certo que tenho apreciado algumas posições do BE, de coragem, muito mais éticas que as trapalhadas do PS, mas não gostaria de ver serem "levantadas barricadas", como Francisco Louçã logo propôs a propósito do processo Casa Pia... para defender investigados no processo...
O PS está temeroso de uma deslocação , em massa, para o PSD do voto da classe média , e então encetou jogos florais de bastidores.

Portugal , nos tempos mais próximos, só se levanta se o PSD tiver a maioria, se houver uma nova classe dirigente no PSD, e políticas sociais-democratas como as dos países Norte da Europa, com coragem para avançar para a energia nuclear, acabando a cegueira papalva e menorista de não fazer o que a Suíça faz e a maioria dos outros países da União Europeia, a aposta na energia barata a partir do nuclear porque só Portugal e a Holanda não têm centrais nucleares, como se viu no artigo do jornal "Expresso" da semana passada.

No futuro próximo, o nosso sistema constitucional deve caminhar para um regime de DEMOCRACIA DIRECTA, como o Suiço, esse sim mais adequado ao desenvolvimento económico e social e à preservação dos ganhos sociais, da legitimidade democrática, dos direitos humanos.