José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, abril 22, 2009

Entrevista de José Sócrates à RTP - Coacção sobre arguidos e testemunhas em directo na RTP

Portugal no seu melhor! O PGR - que é o master do DCIAP - veio dizer na Univesidade Portucalense - que até queria que o caso Freeport fosse público!
É claro que não referiu o nome do Freeport, mas nós temos coluna vertebral e só podemos concluir isso.
Repara-se nesta situação: O PGR que tem o poder de com um mero despacho tornar o caso público, diz que quer mas os investigadores não querem.
Mais, é o MºPº, precisamente o PGR, in casu, que dirige a investigação e que tem o poder de dizer: é público.
Mas não diz.
Depois o Primeiro Ministro na RTP amedronta - num país aliás povoado de medos e crendices como o disse Lord Byron no século XIX - todos os arguidos, nomeadamente o Charles Smith que lhe chamou corrupto, e testemunhas , ameaçando com processos crime contra falar do seu nome.
Tudo isto nas barbas do PGR, de todos os portugueses.
Cada vez me lembro mais que muitos dos que detêm o poder gostam de ameaçar e de perseguir os que não lhes convem:
- Salazar criou a PIDE e campos de concentração, mandou matar pessoas;
-Hitler fez o mesmo;
-Lenine fez o mesmo;
-Hugo Chavez faz o mesmo;
-Mussolini fez o mesmo:
- Mugabe faz o mesmo;

E cada vez que de tal me lembro, ocorre-me um poema ,lindo , de António Gedeão, o Poema para Galileu , que se pode ver aqui:http://www.citi.pt/cultura/literatura/poesia/antonio_gedeao/galileu.html

Poema para enaltecer Galileu e para mostrar que aquelas eminentes criaturas que estavam sentados nos cadeirões de braços são incógnitas para a História e que é Galileu o grande senhor da ciência do seu tempo, a quem nenhuma ameaça pôde fazer mudar o pensamento, apesar de ter , estrategicamente, preservado a vida, derrotando, na história , os que aleivosamente o ameaçaram.
Quando um PM - que é suspeito no caso - se pode dar ao luxo de coagir os arguidos e as testemunhas, em directo na RTP, está tudo dito: Portugal é um atoleiro, um lamaçal.
Quando alguém que é PM, e sabe que o primo está na China - para onde saiu de supetão e que pode e deve esclarecer o caso - não é ouvido no processo e face a isso não usa de todos os meios para o trazer a Portugal, algo está mal.
Faz-me lembrar o secretário de Carlos Cruz, que saiu da circulação no caso Casa Pia, sem esclarecer a célebre frase, que todos conhecemos e não vale a pena repetir.
Por isso , até por isso, é fundamental mudar o sistema político para um regime de Democracia Directa, ideia que ganha cada vez mais adeptos no MUNDO, em países como a Suécia, que tem dois partidos defensores da Democracia Directa, no Canadá, na Austrália , sistema que permite ao Povo ter a última palavra, efectiva, na resolução dos problemas nacionais.
Politicamente a entrevista foi um zero. José Sócrates repisou ideias estafadas, soluções político-económicas nem uma.
Nem uma inovação, por exemplo na produção de alimentos, quando o País está às moscas, as propriedades não produzem e na Alemanha e na França os jardins ouvriers ajudam milhares e milhares de familias.
Aqui o que é importante é o não trabalho: Os subsídios para os pousios, os subsídios para as vacas, a venda das melhores herdades aos espanhóis.
A não ser que o TGV vá dar trabalho aos cerca de um milhão de portugueses aflitos sem trabalho e aos outros 2 milhões de pobres.