José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, março 09, 2009

Cavaco Silva não está a exercer as suas competências como deveria desempenhar

O Presidente da República parece que está triste com a situação do País!
Parece que Cavaco Silva baixou os braços! O Comandante Supremo, em vez de agir para alterar o rumo da batalha, baixa os braços!
Longe vão os tempos em que Cavaco Silva dizia ,alto e bom som, que a moeda má - leia-se Santana Lopes e seu Governo - prejudicava a moeda boa - leia-se não se sabe bem quem!!!
Cavaco Silva, quando foi Ministro teve uma postura que eu, e muitos portugueses ,entendemos desadequada.
Cavaco Silva que quando foi Primeiro Ministro tinha rios de dinheiro da CEE, acabou o seu 2º Governo envolto em escândalos sucessivos no jornal "O Independente" e desapareceu da cena política.
O 2º Governo de Cavaco Silva foi para esquecer.
Lá no fundo, quando Cavaco Silva escreveu no "Expresso" o célebre artigo sobre a "Lei de Gresham" deu argumentos a Jorge Sampaio para acabar com o Governo do PSD e abrir alas ao PS.
Durante o Governo de José Sócrates Portugal virou das avessas. Escândalos sucessivos, desemprego, mortes por falta de assistência, emigração, sacrifícios em cima do Povo, Portugal a afundar-se e a aumentar a diferença em relação aos outros Estados da União Europeia, corrupção endémica, morte de grande parte da classe média.
Cavaco Silva sempre apoiou o Governo.....
A "Lei de Gresham" parece ter morrido logo que Cavaco Silva foi eleito.
O PS pode continuar a destruir Portugal que a "concertação estratégica" é intocável...
Para que serve o Presidente da República? Esta interrogação tem de ser respondida!
Para nada!!! O PR não serve os interesses dos portugueses, acaba por ser um travão a mudanças, por falta de coragem do PR.
Agora vem dizer que está triste!
Então porque não dá um murro na mesa! Porque não diz "à boca cheia" que o Governo está a governar mal?
A "estabilidade" de que se "orgulha" Cavaco Silva só pode ser a estabilidade na regressão, na manutenção desta miserável situação humilhante de Portugal ser o Estado pior governado, menos bem sucedido , onde se vive pior , na União Europeia.
Portugal precisa de um choque ético.
O Presidente da República não pode ter receio de José Sócrates e do PS.
Os escândalos sucedem-se: Cova da Beira/Licenciatura/Universidade
Independente/Casa Pia/BPN/BPP/Salários bilionários nos bancos/No Banco de
Portugal/Educação.

O que diz a isto Cavaco Silva?
Não sei , porque ele não diz.
O Presidente da República tem de cumprir as suas funções de garante do
regular funcionamento das instituições e já teve mais que motivos para
dissolver a Assembleia da República e demitir dessa forma o Governo

.

É necessária uma mudança no regime constitucional português, passando a ser um Sistema Presidencialista em vez deste travestido sistema "Semi-Presidencial", no qual o PM é o todo poderoso e o PR um mero MONARCA, que passeia pelo país, de quem os portugueses nada podem esperar para a solução dos seus problemas concretos.

De que valem os vetos se o Governo depois tem todos os mecanismos para ultrapassar os vetos e fazer o que quer?


Que interessa um PR que nada pode para dar de comer aos portugueses, que afinal se limita a "dar sinais" mais parecendo que os portugueses têm de saber decifrar o que o PR não diz, o que diz por meias palavras, o que parece querer dizer?
Então os portugueses têm de andar a adivinhar o que pensa o PR?
Para que serve o Presidente da República? Para nada, pois mais parece um entrave a mudanças do que um meio para a solução.
Eu quero alterar este sistema de coisas Quero contribuir para alterar o sistema "manhoso" que rege Portugal.
O PR não pode assistir à morte dos portugueses, da nossa história, dos nossos valores, do nosso orgulho, da nossa "raça" - e digo-o como sinónimo de Povo perfeitamente diferente dos outros Povos da Península Ibérica - sem nada fazer!

D. Nuno Álvares Pereira, D. Henrique, D. João I, D. Afonso Henriques, D.
Afonso III, D. João II, D. Manuel I DÃO VOLTAS NO TÚMULO ao ver este aviltamento aos portugueses.
Os milhões de portugueses que serviram nas nossas forças armadas em guerra, desde D. Afonso Henriques, estão a dar voltas no túmulo, e os que estão vivos , espumam de raiva pelo estado de coisas.


Com o devido respeito, o Prof. Cavaco Silva não está a merecer a confiança que os portugueses lhe deram. Cavaco Silva não tem perfil para Presidente da República Portuguesa, sobretudo em horas de aperto.


As sondagens nada contam. O PR, como nada faz para a resolução dos problemas concretos dos portugueses, é sempre o menos penalizado nas sondagens.
Há que mudar o sistema constitucional para o Presidencialismo - como o Francês e o dos EUA - de forma a que o PR seja o responsável pela governação, pela resolução dos problemas nacionais.
Seria preferível a Monarquia a esta República.
Creio que o sistema seria melhor, como é o Sueco, o Holandês, o Belga, o Espanhol.