José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, novembro 19, 2008

"Movimento Emigrante" - Nasce em Paris uma associação portuguesa

Os emigrantes portugueses em França têm uma força extraordinária.
Mais de um milhão de portugueses e luso descendentes habituados a viver em democracia, habituados a serem respeitados, conhecendo o funcionamento das instituições de um grande e democrático país , como é a França.
Estas pessoas não se reveem nas anquilosadas práticas do "sistema" arcaico português.
Os portugueses integraram-se na sociedade francesa e apostam na acção política activa.
O Embaixador de Portugal em França estima que são cerca de 3500 os cidadãos de origem portuguesa eleitos nas últimas eleições autárquicas francesas.
Veja-se aqui: http://www.lusojornal.com/unefr.jpg
Os deserdados da sorte, que foram obrigados a passar por tormentos incríveis, formam agora uma comunidade politicamente activa, subindo a todos os patamares da sociedade francesa.
Num tempo não muito longinquo o Presidente Francês será luso-descendente.
Esta força, tremenda, poderia ser muito útil para ajudar Portugal a trilhar, definiivamente, os caminhos da Europa desenvolvida.
Todavia, temo que Portugal nunca consiga aproveitar a "onda", porque o sistema português está corroído até ao tutâno pela mediocridade, pela corrupção, pelo atavismo próprio de sociedades dominadas por caciques, em suma: pela ausência de democracia.
No passado fim de semana nasceu o embrião de uma associação portuguesa, o "Movimento Emigrante" que ,além dos tradicionais fins de defesa dos interesses dos emigrantes portugueses tem outra característica: Luta a partir do exterior contra a corrupção em Portugal e defesa intrangente dos direitos civis , de intervenção civica, de cidadania, dos cidadãos, em Portugal
Esta associação é de grande importância, uma vez que visa lutar contra os maiores males que afectam a vida política portuguesa.
O Poder Político e o Poder Judicial estarão na sua mira.
Os emigrantes portugueses em França cumprem agora uma missão importante: a partir do estrangeiro pressionar e denunciar as práticas de violação dos direitos humanos dos portugueses por parte do Estado Português e o flagelo da corrupção , seja quem for o visado.
Absolutamente apartidário o "Movimento Emigrante" irá intervir no âmbito dos direitos civis - económicos, sociais e de intervençãpo civica dos emigrantes portugueses face a Portugal.
Os emigrantes não toleram mais o facto de Portugal ser o último em tudo.
Querem em Portugal um regime diferente, igual ao que conhecem em França, que os respeita, que tem um Poder Judicial forte e independente, onde as suas pessoas e bens são absolutamente respeitados.
França onde os corruptos são julgados , sejam quem forem , onde não se tolera o caciquismo nem a incompetência.