José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, novembro 20, 2008

Caso BPN - Por que razão o Partido Socialista não quis ouvir na AR o Dr. Dias Loureiro?

O Partido Socialista inviabilizou a audição do Dr. Dias Loureiro na Assembleia da República sobre as eventuais fraudes e crimes praticados por alguém no BPN.
Veja-se aqui:http://diario.iol.pt/politica/psd-bpn-esta-e-boca-ultimas-noticias-iol-ps/1015629-4072.html
Porquê?
A Assembleia da República é o local , político, próprio para serem ouvidos vários individuos no caso BPN.
Entre os quais o Dr. Dias Loureiro, actual Conselheiro de Estado, ex-Ministro e que teve uma passagem pelo BPN.
A situação estava tanto mais facilitada quanto é certo que o Dr. Dias Loureiro mostrou disponibilidade.
O Partido Socialista parece ter medo, estar profundamente receoso do caso BPN.
Porquê?
Nos Estados Unidos da América (EUA) é normal que no âmbito de vários escândalos responsáveis pelos organismos públicos , ou bancos, sejam ouvidos no Congresso.
É muito estranha a posição do PS, porque parece que foi ele o único a inviabilizar a audição do Dr. Dias Loureiro.
Não colhe o argumento, meramente eufemistico, do PS segundo o qual o assunto está nos tribunais.
Já vimos o PS ter outras atitudes na Assembleia da República.
O POVO PORTUGUÊS , no qual reside a soberania, está estupefacto e ansioso para saber o que se passou e como são gastos os dinheiros públicos. O Povo que emigra , o Povo que passa fome, o Povo que trabalha honestamente e só vê golpadas .
O Povo está a pensar que vários individuos que exerceram cargos políticos, de grande destaque , praticaram crimes no âmbito do BPN. Individuos de vários partidos.
Não sei o que o Dr. Dias Loureiro quer dizer , mas entendo que está determinado a revelar a sua versão, na Assembleia da República.
O que é de grande relevância ética, porque não se esconde em qualquer Templo Maçónico, por exemplo no do GOL e no seu secretismo para falar. Quer ir à Assembleia da República.
Vai correndo entre o Povo a informação que há um individuo de nome António Silva, que terá dado uma golpada no BPN num negócio da Marina de Albufeira. Milhões de euros, diz-se nos mentideros. Ou como diziam os romanos "Fama est".
Não sei quem é , mas parece que há alguém com pinças muito delicadas a tentar gerir a situação, para não causar problemas.

Quem é esse António Silva?

Será que o Dr. Dias Loureiro sabe algo desse tal António Silva e dos milhões da Marina de Albufeira e não é "conveniente" isso vir à tona de água?
A atitude do PS e a "cambalhota" do Governo no caso da avaliação de professores, mais a "pressãozinha" do Presidente da República, logo tratada numa grande envolvência mediática no dia de hoje, deixa-nos intrigados.
É muito triste ver como a "Democracia" portuguesa se porta, como é diferente o sistema do dos nossos parceiros europeus...
Não me parece que a atitude do PS seja a mais condizente com o respeito que o Povo merece. Respeito intelectual e respeito político.
Porquê a atitude do Partido Socialista?

Terá isto tudo algo a ver com a situação do caso Freeport e a investigação da polícia britânica?
A propósito, qual é o escritório de advogados que terá recebido os 4 mihões de contos das "luvas" do negócio Freeport que os serviços policiais britânicos descobriram?

E quem é o político envolvido?

O BPN terá também sido usado?