José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, outubro 20, 2008

Eleições nos Açores - Projecção para as eleições legislativas nacionais - Novo Lider do PSD precisa-se

Com cerca de 190 mil eleitores votaram nos Açores pouco mais de 90 mil.

A vitória do PS mostra quatro realidades distintas:
1ª - Carlos César tem feito um trabalho aceitável;
2ª - Nos Açores há cerca de 120 mil dependentes do rendimento mínimo (segundo dados de Nuno Barata no Blogue Fôguetabraze);
3ª - Falta de uma Oposição forte do PSD;
4ª - Se o PSD fizer uma Oposição forte, bem estruturada é fácil derrotar o PS nas eleições legislativas, nacionais.

Extrapolando estas eleições dos Açores para o Continente , temos que o Partido Socialista será derrotado facilmente se o PSD tiver outra atitude e penso mesmo que é necessário um outro lider.

Nos Açores, mesmo com cerca de 120 mil dependentes do Poder, o PS perdeu eleitorado.

O PSD necessita de , nos próximos meses, mudar de Presidente e apresentar ao eleitorado um lider forte, jovem e credível.

A Drª Manuela Ferreira Leite não é o lider adequado a um combate vitorioso.

O Povo lembra-se do desastre da política económica quando a Drª Manuela Ferreira Leite foi Ministra da Finanças. O Povo não esquece.

Um novo inpulso ao PSD só pode ser dado por um lider mais novo, com capacidade de convencimento do eleitorado e que possa ser uma lufada de ar fresco na política nacional, que seja credível .

Mesmo o facto de a Drª Manuela Ferreira Leite ser muito próxima de Cavaco Silva a prejudica e não beneficia o PSD. É o velho PSD que apoia a Drª Manuela Ferreira Leite, o PSD gasto, sem ideias novas, sem futuro.

Esquecer isto, ou tentar não lembrá-lo, é um mero exercício de retórica.

O PSD tem de encontrar um Barack Obama português, um homem - ou uma mulher - que possa assumir um projecto inovador, de futuro, com projecção de pelo menos 10 anos.

Os social-democratas não podem continuar acanhados, sem coragem, porque é agora a hora de alterar as coisas. O combate é duro mas necessário.

O PS tem feito uma governação terceiro mundista, toda ela voltada contra os interesses da classe média, da população mais vulnerável, e , em boa verdade, com uma política que só tem beneficiado os grandes grupos económicos e a numenclatura do PS.

O Partido Socialista guiado pelos interesses da Maçonaria Internacional, dependente de Espanha e do Reino Unido/EUA tem afundado Portugal. Tornado o nosso país mais dependente, mais atrasado, quase um mera colónia de Espanha, de joelhos frente a Inglaterra

Se o PSD encontrar, rapidamente, um novo lider que tenha capaciadade de convencer o eleitorado e apresentar um programa social democrata para Portugal, um novo Sá Carneiro, com visão larga, abnegação na luta política e um verdadeiro social democrata, o Partido Socialista pode ser arredado do Poder.

Pode e deve. Um lider com o erfilo intelectual, a capacidade de luta e visão larga como o Dr. Sá Carneiro é absolutamente fundamental para o PSD.

Com a Drª Manuela Ferreira Leite o PSD arrisca-se a perder base social de apoio, a ser colocado num gueto e a deixar passear o Partido Socialista.

Nos Açores, terra pequena, de muitos dependentes do Poder, não foi dificil ao PS ganhar as eleições.

Mas no Continente com um novo lider, credível, rigoroso, mas jovem e com projecto a 10 anos, que se saiba rodear de uma equipa competente, é muito fácil apear o Partido Socialista do Poder.

Portugal precisa e merece um melhor futuro. Cabe a nós torná-lo realidade.