José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, setembro 25, 2008

Quanto Custa aos Portugueses a Presidência da República? Dados curiosos

Portugal é um pobre país da União Europeia.
Viajando pela blogosfera visitei o blogue e o post seguinte:http://novafloresta.blogspot.com/2008/09/quanto-nos-custa-repblica.html

Se os dados revelados naquele blogue forem verdadeiros - eu creio que a Presidência da República custa mais de 30 milhões de Euros , mas não tenho a certeza - a situação é inexplicável.

Nada justifica tanto gasto com a Presidência da República Portuguesa.

Portugal tem a CPLP.

Mas a Casa Real Britânica tem muito mais actividade e é um Estado muito mais rico que Portugal.

A Rainha de Inglaterra é formalmente o Chefe de Estado do Canadá e o Chefe do Estado da Austrália, além da existência da Commonwealth.

O Senhor Presidente da República Portuguesa não parece ter funções que exijam tanto dinheiro.

Creio mesmo - não tenho a certeza mas será fácil verificar, - que a Casa Real Espanhola tem um orçamento menor que a Presidência da República Portuguesa.

Isto para já não falar no salário do Governador do Banco de Portugal que é superior ao homologo dos Estados Unidos da América.

Algo tem de mudar, porque os portugueses estão carregados de impostos, há fome em Portugal e nem sequer me lembro de o Presidente da República ou o Primeiro Ministro de Portugal contribuírem do seu bolso, para causas sociais .
Como faziam os Reis Portugueses depois da Regeneração, depois de 1851, onde há notícia de vários contributos pessoais dos Monarcas para diversas causas, nomeadamente em situações de calamidade pública, como as cheias no Vale do Tejo, as pestes que assolaram Lisboa e terão sido causa da morte do Rei D. Pedro V, na sua plena juventude.

Há que ter outra postura em Portugal.
Portugal é pobre pelo que os salários e despesas têm de ser mais moderados.