José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, agosto 15, 2008

Propaganda do Governo - recessão e desemprego

O Governo tem uma tendência natural para a propaganda.
José Sócrates e seus ministros, mais a turma do Partido Socialista, ou vivem noutro Mundo ou apostam na "burrice" dos portugueses.
Assistimos a uma operação de propaganda governativa, concertada.
Esta acção passou por três fases:
1ª - No dia 13 de Agosto foi publicada no Diário da República a Lei 41/2008 que aprovou as "Grandes Opções do Plano para 2009";
2ª - O Instiuto Nacional de Estatistica publicou números cor de rosa quanto à capacidade da economia portuguesa, que até resistiu à recessão (!?);
3ª - O Governo dá uma conferência de imprensa para revelar que o desemprego desceu.
Trata-se de pura propaganda, quer visa esconder uma realidade trágica, o afundanço de Portugal.
Nas "Grandes Opções do Plano" o Governo diz uma coisa espantosa: a economia gerou em termos líquidos 96,6 mil postos de trabalho; A criação de emprego superou o acréscimo de população desempregada resultante da alteração estrutural da nossa economia.
Pura propaganda! Areia deitada para os olhos dos portugueses.
Na verdade, os portugueses emigram em massa, como já não acontecia desde os anos 1960. Todos os dias os portugueses desempregados, os portugueses que não têm condições de vida digna em Portugal abandonam o País e rumam ao Reino Unido, à Irlanda, ao Brasil, à Alemanha; à Suiça, a Espanha, a França, ao Canadá, a Angola, a Andorra e a outros destinos.

Portugueses em sofrimento, deixando família em muitos casos, são obrigados a sair do País para fugirem à miséria, aos baixos salários .
Depois há cerca de 500 mil portugueses a receber o Rendimento Mínimo. Destes cerca de 100 e tal mil só nos Açores.Veja-se aqui a noticia no blogue : http://fogotabrase.blogspot.com/post de 09 de Agosto de 2008:

"Agosto 09, 2008
Quase sem comentários.
Quase um terço da população dos Açores vive do Rendimento Social de Inserção, uma espécie de esmola institucional que para além de criar maus hábitos de absentismo laboral incrementa a "malandragem" e cria dependências do Estado/Região pouco benéficos para a democracia. Não intressa, obviamente enquanto houver dinerio para gastar, aos políticos no poder reduzir o número de beneficiários desse subsídio.
(...)
Os Açores, apesar de terem sido a região em que o número de beneficiários menos aumentou no período em análise (mais 972 pessoas e 96 famílias), continuam a ser das regiões mais afectadas pelo flagelo da pobreza, com um total de 109.670 beneficiários e 29.622 famílias.
Em comparação mas não menos preocupante.(...) Na Madeira existiam 15.962 famílias e 46.361 pessoas a beneficiar do RSI no final do primeiro semestre de 2008, o que representa um crescimento de 438 e 1.187 em relação há um ano atrás, respectivamente
# posted by Nuno Barata às 8/09/2008 05:47:00 PM
postCount('3200170111848096056');
Largaram fogo (65)
"


Muitos jovens que seguiram os cursos de formação profissional ,finda esta ,têm de emigrar, indo criar riqueza no estrangeiro e desequilibrando ainda mais o tecido social português, e condenando Portugal a não sair da cepa torta.
Então de que se ri o Governo?
Só pode ser da ignorância dos portugueses e falta de capacidade de luta.
De que se ri o Governo quando um médico estrangeiro faz 300 e tal operações aos olhos em dois ou 3 dias , o que é mais que se faziam num ano nesse Hospital, o do Barreiro?
De que se ri o Govermo quando por falta de políticas de saúde e pela atitude inadmissível dos médicos portugueses as Câmara Municipais - várias - tiveram de fazer acordos com Cuba para tratar os seus munícipes?
Depois vieram os médicos portugueses, aflitos, dizer que também era possível cá! Claro que era e é. Só que eles não queriam!
E que fez o Governo? Foi obrigado a mudar isto, face à vergonha e à repercursão pública da iniciativa das Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António, de Santarém e outras!
O Pais está um esqueleto humano. A carne, isto é ,a gente jovem ,que podia mudar isto tudo, é obrigada a abandonar o país em busca de condições que aqui não tem!
Mas o Governo é até muito sortudo, porque não há Oposição Política eficaz.
Porque os sindicatos estão anestesiados há décadas , sempre com as mesmas pessoas à frente, com as mesmas políticas, com as mesmas ideologias políticas . A CGTP está agarrada ao PCP e imobilizada ou depois de fazer algum fogo, perde força; A UGT tem sempre os mesmos há décadas, sendo mais uma força ao serviço de partidos do que dos trabalhadores.
A CGTP e a UGT cumprem o papel que Estaline reservava aos sindicatos na URSS: A Longa mão do Poder para manter o rebanho no redil.
A culpa não é só deste Governo. Concerteza que não. A culpa é da impreparação dos políticos, da falta de patriotismo , de força nos areopagos mundiais, e a gula dos que se apoderaram dos meios financeiros que se destinavam a preparar o desenvolvimento de Portugal e o fizeram seus.
Cada vez me lembro mais da canção dos Zeca Afonso - eu que até nunca fui comunista, longe disso - "Os Vampiros".
O que foi fácil face ao controlo da Justiça pelo Poder Político, como ainda hoje vem no "Expresso", na pág. 10.
Sem uma Justiça imparcial e independente, o Poder Político faz o que quer, como quer, mas não em benefício dos portugueses.
Bem pode o Governo fazer propaganda, a realidade é outra e toda a gente o sabe no estrangeiro, onde o Governo português é criticado e desconsiderado.

Só temo que a guerra na Geórgia se alastre e chegue a Portugal!