José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, agosto 11, 2008

Os Russos Atacam o Reino da Ibéria

Inacreditavelmente, as tropas russas atacam o Reino da Ibéria!

Não , não , os russos não estão a atacar O Reino de Espanha ,na Península Ibérica , estão a atacar a Geórgia.

Só que a Geórgia na antiguidade era designada pelo Reino da Ibéria. Reino - caucasiano - da Ibéria.

Os Russos estão a atacar a terra do maior e mais feroz ditador que criou a República Federativa Soviética Russa - Estaline ou Stalin (homem de ferro) ou Josef Vissarionovich Djugashvili.

Stalin nasceu em Gori, na Geórgia, filho de uma costureira e de um sapateiro.

Stalin estudou para padre ,ortodoxo, na Escola Teológica de Gori e depois no Seminário de Tiflis.Abandonou a ideia de ser padre e tornou-se revolucionário, esteve preso pelo regime czarista várias vezes e fugiu.Teve papel importante na Revolução de Fevereiro de 1917 e depois na Revolução de Outubro de 1917.

Depois matou milhões de seres humanos nos Gulags, nas purgas, foi matando tudo e todos que lhe fizessem frente ou fossem inconvenientes vivos para a solidificação do seu poder. Mesmo os seus amigos da Troyka.

Os russos atacam e parece que não seria de esperar outra coisa, face à falta de habilidade do actual Presidente da Geórgia, que atacou primeiro a Ossétia do Sul sem medir as consequências, e estas além das mortes serão a sua destituição .

Uma infantilidade tremenda e falta de visão política e de previsão da reacção dos russos que inevitavelmente teriam de intervir militarmente.E da incapacidade dos EUA e da NATO para defender o regime da Geórgia.

Aqui chegados´, seria bom sublinhar que os Países da Nato - designadamente os países que constituem o núcleo ocidental da Organização - tenham muito cuidado nos alargamentos da NATO a países que fazem fronteira com a Rússia e que foram parte da ex-União Soviética.

A Rússia ,como Superpotência que é , não tolerará nunca manobras militares que ponham em perigo a sua integridade territorial e os seus interesses.

Nessas zonas, de influência política e militar natural da Rússia, funciona uma espécie da homóloga "Doutrina Monroe" ,que os EUA aplicam na América Latina.

Os EUA e os seus aliados europeus terão de ter muito, muitissimo cuidado com a decisão do alargamento da NATO a leste.

O Papel da NATO estava bem definido durante a Guerra Fria.

Hoje não faz sentido continuar a alargar o âmbito territorial da NATO, para zonas cinzentas em termos geopolíticos, geoestratégicos e militares.

A NATO foi , e é , um instrumento de defesa, mas tem de ser usada muito cuidadosamente, sob pena de nós podermos ser envolvidos em situações muito complexas, que destruirão a própria NATO ou levarão a uma outra Guerra .

Os EUA - e os outros parceiros ocidentais da NATO - sabem que durante a crise dos mísseis em Cuba, foram forçados a retirar os misseis Pershing da Turquia, para evitar uma guerra nuclear e para a URSS retirar os mísseis nucleares de Cuba.

Esperemos que a História seja bem lida, estudada e que a paz regresse brevemente, mas respeitando a Rússia e os seus interesses.

Sendo que a Rússia é uma enorme superpotência, que nunca será derrotada na sua terra, logo, temos de viver e conviver em paz.