José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, agosto 20, 2008

Economia Portuguesa - Jogos Olímpicos e Know-How de Gestão

José Sócrates disse ao Presidente da Venezuela, Hugo Chaves, que a economia portuguesa está "Estancada".
Veja aqui a notícia: http://diario.iol.pt/politica/chavez-venezuela-socrates-economia-iol-jornal/982971-4072.html

Para além do neologismo (!!!! ?) estancada, temos desde logo que José Sócrates tem um discurso para os "amigos" estrangeiros e outro para o Sacrificado Povo Português.

Para além da corrupção endémica,da influência esmagadora do amiguismo ,via Maçonaria e Opus Dei - autênticas agências de empresos e solidariedades castradoras da Democracia Política - há outra realidade que temos de pôr a nú: OS PORTUGUESES NÃO TÊM CONHECIMENTOS ADEQUADOS DE GESTÃO DE EMPRESAS.

Para além dos sectores monopolistas e especulativos : PT,GALP, BANCOS, SEGUROS, CIMENTOS,nada mais tem grande expressão e, a verdade é que as empresas portuguesas padecem de falta de capacidade de gestão.

Há áalguns sectores , nomeadamente da distribuição, como a Sonae e a Jerónimo Martins com níveis já excelentes de gestão.

Mas são fruto da visão de alguns homens excepcionais.Apenas alguns.

O resto é a mediania.

Os Jogos Olímpicos provam ,exuberantemente, a pequenez organizativa portuguesa, além de falta de "músculo" e de atitude.

Vanessa Fernandes , Obikwelo, Naide Gomes e Nelson Évora são excepções.

Vanessa Fernandes e Obikwelo são dois exemplos de dignidade enorme. Naide Gomes acredito que teve um dia mau, que acontece a qualquer um , e ,Nelson Evora , seja qual for a sua classificação é um valor muito grande que cumpre acarinhar. Pode ter um insucesso , mas isso não manchará um atleta de eleição.

O resto deveria ter ficado em casa, na caminha ou a competir em Jogos menos exigentes. A verdade é esta: Quem não tem valor suficiente ,nem está disposto a sacrifícios, não pode competir a tão alto nível.

Vicente de Moura deveria apresentar a demissão já! Já!
Vicente de Moura vem dizer uma trivialidade do tamando do Mundo: Não me recandidato!!!

Esta é a noção de "a culpa não pode morrer solteira" que alardeou! Se tivesse mais respeito pelas funções ,apresentava a demissão já.

Neste particular penso que o Governo não tem qualquer responsabilidade. O Estado fornece os meios económicos para o sucesso.O Estado gasta muito dinheiro com os atletas.

Por fim , para aqueles que pensam que não sei do que estou a falar, lembro-lhes que fui Presidente do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Natação cerca de 8 anos , até entrar a nova direcção, e conheço muito bem a realidade do desporto nacional.