José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, julho 06, 2008

O PS já abriu os olhos para a Energia Nuclear

No passado dia 24/6/2008 publiquei um post sobre o autismo do Governo no caso da Energia Nuclear.

O jornal "Expresso" de dia 05/07/2008 - de ontem - dá conta de que o PS sugeriu na Assembleia da República o debate sobre a Energia Nuclear.

Parece que Portugal acorda para uma necessidade premente com 40 ANOS DE ATRASO EM RELAÇÃO A ESPANHA.

Sim porpue Espanha tem centrais nucleares desde 1968.E os espanhóis são felizes, não andam de mãos postas a pensar no dia em que há fugas de radiação nem ficam parados à espera que a senhora de Fátima resolva os problemas nacionais, como nós andamos!

É chocante que não tenha sido o Governo a , corajosa e inteligentemente , liderar o processo.m força, para já, criando os mecanismos legais para impedir bloqueios de espiritos baratos e de sandália nos pés que vivem na Idade Média como são algumas organizações ambientalistas que querem regressar aos tempos das cavernas.

É chocante quando a Comissão Europeia já fez sentir a necessidade de desenvolver a produção de energia a partir de centrais nucleares.

É chocante quando a França e o Reino Unido celebraram há uns dois meses acordos de produção, ara exportação, de centrais nucleares e aumento do número das suas.
´
É chocante quando a maioria dos estados da União Europeia têm centrais nucleares.

O problema português é este: Políticos com poucos horizontes , sem capacidade para empurrar Portugal para cima, MUITO CURVADOS A ESPANHA.

E mais uma vez os deputados do PS sugeriram uma visita à Central Nuclear espanhola de Almaraz!!! Não me digam que os deputados do PS ainda não passaram pela Central de Amaraz, no Rio Tejo, próximo de Portugal

Quando tudo impõe que Portugal se vire para as centrais de nova geração, as francesas e as inglesas. Com uma vantagem: sacudir a pressão de Espanha.

Gostava de ver os Generais das Nossas Forças Armadas a aconselhar o Governo e a fazer pressão para a opção nuclear. Porque as Forças Armadas terão um papel importante, no que diz respeito ao dominio da energia nuclear, no domínio da segurança das instalações, na formação de técnicos as Academias Militares.

Vamos lá guerreiros da Nação. A galope, à carga!

Eu já há vários anos que venho defendendo essa via. É a única que nos permitirá desenvolvimento acelarado. Competir, ser mais produtivos, mais independentes, mais fortes.

Mas Espanha controla tudo em Portugal. Espanha que tem intenções iberistas não tem qualquer interesse em ver Portugal forte, com centrais nucleares, com economia forte. Vai "comprando" mentes em Portugal.

Os nossos políticos gostam de ir caçar a Espanha, de ter empregos em empresas espanholas ou dominadas por espanhóis e andam a reboque.

Lá vai o tempo em que em Portugal havia homens com visão como D.Afonso IV que pode ter cometido um crime grave ao mandar matar Inês de Castro, mas impediu a guerra com os reinos vizinhos e as aventuras de D. Pedro e alguns nobres que já andavam em peleja.

Vamos ser portugueses com P grande. Ser arrojados. Visão de futuro. Amor por Portugal, pelas nossas gentes e pelo nosso orgulho de Povo raçudo.

E apanhar o combóio da modernidade que não é o TGV nem o novo aeroporto, nos próximos anos.

São as centrais nucleares, a energia barata, o desenvolvimento económico que o aumento da concorrência propícia e o choque científico e tecnológico que o domínio da tecnologia nuclear potencia.

Eu não tenho qualquer interesse particular no assunto. Mas mete-me uma espécie de raiva ver Portugal - de que tanto me orgulho e amo - ser a ovelha ranhosa da União Europeia!!!

Noutra dimensão quanto a ovelha ranhosa da União Europeia, seja o execelente post no blogue da Associação Sindical da Polícia Judiciária em : http://asficpj.blogspot.com/2008/07/conversa-entre-polcias.html

Por Portugal!