José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, julho 18, 2008

Nacionalismo -, Desenvolvimento e relação com a Corrupção

lEstava agora a ler o último número da revista Foreign Policy, edição portuguesa Junho/Julho, e detive-se num artigo da autoria de Gustavo de Las Casas com o título "Será o nacionalismo bom para si?".

É um artigo muitissimo interessante.

Retive duas ou três ideias que me parecem muito significativas.
1 - Uma economia com forte pendor nacionalista faz lembrar uma colónia de abelhas, cujos membros se preocupam com o bem-estar do grupo;
2 - Estudos do International Social Survey Programme, com sede na Noruega ,revelaram sondagens de identiadade nacional em vários países, incluindo as sólidas democracias da Austrália e dos EUA, e de outras democracias mais jovens como as da República Checa e da Eslováquia.
De uma forma geral, países com mais alto nível de nacionalismo eram consistentemente mais ricos.
3 - O problema com muitos países mais pobres é que os seus cidadãos não são suficientemente nacionalistas.
4 - Países ricos como a Austrália , o Canadá e os EUA aparecem como os mais nacionalistas.
5 - As virtudes do nacionalismo transcendem também as contas bancárias dos cidadãos. Se o nacionaismo alimenta o altruismo, os seus efeitos deviam ser vísiveis na vida pública e também na vida social.
6 - Considerando a CORRUPÇÃO a pequisa mostrou que é perceptível que existe uma ampla relação entre o nacionalismo e a habilidade para manter a CORRUPÇÃO SOB CONTROLO.
7 - Das estimativas do BANCO MUNDIAL e dos mesmos dados da sondagem sobre o nacionalismo surge um efeito positivo: A CORRUPÇÃO É CONSISTENTEMENTE MAIS BAIXA NOS PAÍSES QUE TÊM NÍVEIS DE NACIONALISMO MAIS ELEVADOS.
8 - Como é que o nacionalismo reduz a CORRUPÇÃO ? Por muitas das mesmas razões com que faz melhorar a economia;
9 - Uma nação nacionalista estará menos inclinada a aceitar a corrupção do seu Governo e a limitar-se a fingir que não vê.
10 - Na vida social o nacionalismo também faz sentir a sua presença. Como os cidadãos nacionalistas se importam mais uns com os outros, estão menos inclinados a infringir a lei e violar os direitos de teceiros.
11 - As mais desnvolvidas estirpes do nacionalismo não promovem o expansionismo agressivo ou o abuso de minorias dentro das suas fronteiras.

Claro que o nacionalismo de que falamos é o nacionalismo saudável, o tal espirito de abelha mas sempre no respeito pelos direitos dos outros ,pelo respeito da diferença.

O ódio religioso ou étnico e a violência, estão para lá do nacionalismo de que falamos.

Talvez a leitura deste artigo, extremamente interessante, ajude a perceber o estado a que chegou Portugal e a conclusão do Relatório do Banco de Portugal que afirma o nosso pais como dos mais corruptos do Mundo.

NOTA: A maior parte deste post é cópia do artigo em referência.