José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, maio 31, 2008

A Tourada "à Portuguesa"

Nunca fui grande forcado, mas adoro pegar touros.

Desde pequeno que me habituei a enfrentar cornos e patas dos animais.

Aos 14 - 15 anos já pegava umas vacas. Emboladas. Levei algumas porradas.

Depois passei para para os novilhos e acabei a pegar toiros. Muitas vezes lambi o pó e as feridas.

Mas cada vez que se aproxima uma tourada, fico eléctrico.

Quero sentir aqueles cornos dominados por mim e pelos meus colegas do grupo.

Agora já mais entrado na idade lá volto, de vez em quando ,a ter de pegar touros.

Mas a alegria é imensa. Sentir os bichos presos pelos cornos e derrotados pelo rabo é suprema alegria que não prescindo.

Cada tourada dá-me uma alegria redobrada.

Vou para outra e já sinto um frenesim indiscritível. Recomendei ao rabejador que torça bem o rabo do bicho que eu trato-lhe dos cornos ,até ele se babar todo e cair de cú no fim da lide do rabejador.

E o Povo há-de aplaudir aqueles que para eles trabalham, para a sua alegria, felicidade no sentido que a definiu Santo Agostinho.

Viva Portugal e venham a próxima tourada.

Por Portugal,

A Bem da Nação.