José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, maio 04, 2008

"Democracia portuguesa é das piores da Europa" - In DN de 04/05/2008

É sabido que eu não concordo com o modelo constitucional português. A solução terá de passar por uma varridela de alto a baixo, para limpar as teias de aranha e o pó dos tempos que envolve e cobrea sociedade portuguesa.

O 25 de Abril e a ideia de mudança que trazia, e mudança para a Democracia pluripartidária, foi a pouco e pouco "domesticado".

As forças de antanho conseguiram manobrar, sobreviver e depois reinar com força redobrada.

A sociedade portuguesa está anquilosada em práticas , em tradições, em esquemas que deveriam estar nos museus, e há séculos.

Hoje o "Diário de Noticias" publica um artigo sob o título "Democracia portuguesa é das piores da Europa" . Dos 27 membros da União Europeia a nossa "Democracia" está em 21º! http://dn.sapo.pt/2008/05/04/nacional/democracia_portuguesa_e_piores_europ.html

Esta situação é dramática , porque mesmo países que saíram do Bloco Soviético já têm melhor democracia que Portugal.

Esta é uma realidade que não pode ser escondida e que urge alterar.

Portugal vive do que não produz. Só os apoios da União Europeia possibilitam as obras e a sobrevivência dos portugueses"

A isto tudo, a esta miséria franciscana ,chama-se "incompetência", caciquismo, corrupção, oportunismo.

O sistema constitucional português tem de ser alterado.De alto a baixo.

Por exemplo na área da Justiça. Não há em Portugal justiça independente e imparcial.

Os processos que envolvem gente com poder político,económico e social (maçonaria, opus dei) têm sempre um destino marcado: O arquivo mercê de manobras, de pressões de toda a ordem.

Até o "Apito Dourado" tem um percurso muito mais sinuoso que o Calciocaos em Itália, onde em 3 meses a Juventus perdeu o título e foi despromovida. Até no país da Mafia há mais transparência.!

Portugal é um imenso bidonville no meio da Europa. temos estradas, pontes, mas não temos gente feliz, não temos governantes competentes, mas sim gente que foi vivendo uns mais à tona de água , outros menos.

As desigualdades sociais são gritantes. O País definha, e os portugueses que cá vão ficando ou são funcionários públicos ou aposentados da função pública e meia dúzia de outros que vão compondo o ramo.

Mas Portugal não tem nervo, as coisas não andam.

O interior do País já parece uma paisagem lunar, porque desaparecem as pessoas. Nas grandes cidades do litoral a fome grassa.

O Banco Alimentar Contra a Fome é hoje a esperança de muitos milhares de portugueses.! Inacreditável!

Estamos a derrapar para uma situação vergonhosa, Portugal é uma ilha de pobreza na União Europeia, a Bidonville da Europa.

Isto exige medidas, que passam por terminar com o modelo de Monarca Repúblicano que o Presidente da República tem, por cortar nos gastos na Presidência da República, por mudar o sistema de forma a que este passe a ser presidencial e envolver o PR na resolução efectiva, real , dos problemas nacionais, dos problemas concretos dos portugueses.

Que me interessa a mim ter um Presidente da República se ele só promulga diplomas, faz uns discursos mais ou menos enigmáticos, dá umas voltas pelo País, que serão mais de turismo do que com interesse efectivo e se ele fala por enigmas, se afinal não contribui em nada para a felicidade dos portugueses?

O barco em Portugal está sem timoneiro, o que devia estar ao leme assobia para o ar enquanto milhares de famílias sofrem com fome, sem esperança e sem emprego?

Como pode o Presidente da República tranquilo quando a fome grassa?