José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, maio 11, 2008

APITO FINAL - Decisão tardia

Antes de mais ,

e apenas pelo humor, recomendo uma visita ao blogue We have Kaos In The Garden, no seguinte endereço: http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/search/label/Corrup%C3%A7%C3%A3o


Parece claro que a investigação da corrupção e coacção desportiva só teve lugar porque a ex-companheira de Pinto da Costa - Carolina Salgado - escreveu um livro.

Então o Ministério Público criou uma equipa especial para investigar , no domínio criminal ,os factos e o escândalo já era incontrolável.

Mais uma história "à portuguesa", metendo tráfico de influências e solidariedades inadmissíveis.

Os órgãos da Liga Profissional de Futebol não tiveram outra hipótese que não fosse concluirem a investigação disciplinar.

Mas fica a tristeza de constatar que Portugal está cada vez mais isolado na União Europeia.

É inegável que Portugal vive momentos de grande perturbação. Não havia qualquer vontade de investigar os factos.

O clima era de branqueamento da situação. Forças clubistas , forças ocultas , bloqueavam a investigação.
´
Lamentavelmente.

O desporto não pode assentar em condutas impróprias ao espirito desportivo,

A verdade desportiva tem de estar sempre em cima. O Desporto é um meio magnifico de comunicação, de cultura, de alegria, de formação da personalidade de solidariedade entre os Povos.

Não há lugar a vigarices, a corrupção, a pressões.

Só a verdade desportiva é de aceitar.

Sei precisamente do que falo, pois durante cerca de 9 anos fui dirigente desportivo, na Federação Portuguesa de Natação, na qual presidi ao Conselho Jurisdicional, por onde tudo passava.

Nunca aceitei vitórias de secretaria e muito menos condutas impróprias.

É evidente que o Futebol é muito diferente, a todos os níveis. Os valores económicos que envolve, as multidões que arrasta, o Poder imenso dos dirigentes dos grandes clubes.

Não sei se as decisões anunciadas foram justas. Ainda haverá recurso e sobre o mérito não quero nem devo pronunciar-me, pois cada clube terá os seus advogados, não podendo eu imiscuir-me ou pronunciar-me sobre os processos, por dever deontológico.

Registo apenas, como cidadão português, que a investigação era necessária.

As decisões deveriam ser publicadas na Net como foram as decisões italianas, no Calciocaos e logo no dia em que foram dadas a conhecer.