José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, abril 23, 2008

Erro crasso do PSD

Afinal a Drª Manuela Ferreira Leite vai candidatar-se à presidência do PSD.

É um erro monumental do PSD. E uma passadeira para o PS ganhar novamente as eleições legislativas em 2009.

A Drª Manuela Ferreira Leite está "queimada" ,na opinião pública, desde que aplicou políticas draconianas ao Povo Português ,quando foi ministra das Finanças.

Não sou membro do PSD , nem de qualquer outro partido, mas preocupa-me que o PSD não tenha a coragem necessária para encontrar um lider ganhador, um lider que seja um referencial de competência e de modernidade.

A politica fiscal tem de ser alterada radicalmente. Menos impostos, e menos impostos quer dizer menos IVA, menos IRC, menos IRS.

O PSD está a seguir o velho comportamento português: falta de visão para afzer mudanças estruturais, mudanças que passam por uma nova atitude cultural.

Portugal desde o Marquês de Pombal que anda em contraciclo com a História. Deixou-se domrir na forma.

Por exemplo, Portugal só se lembrou que deveria fazer intervir os goeses na gestão colonial quando a Independência da India já era um facto quase consumado. Só em 1946 Portugal decidiu fazer intervir os goeses na administração colonial.

As colónias no fim da 2º Grande Guerra estava sem colonos portugueses suficientes. Com o movimento independentista, na sequência da nova correlação de forças saída da 2ª GG, Portugal facilitou a emigração para as colónias. Já na década de 1950.

Tudo tarde e a más horas. Portugal tem uma cultura franciscana, minimalista nos aspectos económicos. Sempre houve meia dúzia que punham e dispunham. O resto, os grandes interesses nacionais, enquanto Estado, foram deixados para segundo plano.

As "castas" reinantes em Portugal são menos cultas que as congéneres na Europa. Portugal em 1974 estava ainda como que num estado feudal. Miserabilismo económico, degradação socio-económica do Povo.

Esta "cultura" prolongou-se com o 25 de Abril. O que mudou foi o que teve de mudar. A CEE exigia padrões de desenvolvimento muito precisos.

Os "camiões" de dinheiro que a União Europeia nos envia desde 1985 , mais as remessas dos emigrantes e o turismo ,é o que vai aguentando isto. Se não fosse a adesão à CEE Portugal já tinha desaparecido como Estado Independente.

A chamada classe política portuguesa é muito inculta, pouco preparada. O resulado está aí.

Este padrão cultural e comportamental está a vencer na liderança do PSD.

A Drª Ferreira Leite não conseguirá fazer a diferença no combate de estratégias para Portugal, no combate de modelos de desenvolvimento, que têm de passar por menos carga fiscal, por uma política de investimento público nos sectores produtivos, conseguindo um novo quadro de referência ,para captar mais e melhor investimento estrangeiro.

E numa nova política de produção energética, que tem de passar pelo nuclear.

Nunca percebi porque razão os Governos Portugueses - todos - ficam com os cabelos em pé quando se fala em apostar na construção de centrais nucleares.

Só pode ser a grande força que Espanha tem para impedir.

O Presidente Francês e o Primeiro Ministro Britânico celebraram ,muito recentemente ,um acordo para construção de novas centrais nucleares. De nova geração.

O que é bom para o Reino Unido e para a França não é para Portugal?

Só visões tacanhas, provincianas, podem pensar assim. Até a Suiça tem 5 centrais nucleares! E Espanha 9 ou 10.

Claro que a Quercus não quer. Para eles viviamos ainda no tempo da pedra lascada, pois aí sim o ambiente seria respeitado!

Bom ,voltando ao PSD e com isto à Oposição política, parece que por este caminho os sociais democratas estão a dar um bilhete ao PS para mais uma maioria absoluta.

Penso que Rui Rio seria a aposta certa ,ou mesmo Marcelo Rebelo de Sousa.

Isto se o PSD quer ser alterantiva ao PS.