José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, março 31, 2008

O Grande Democrata e Estadista Dr. Alberto João Jardim

É pública a admiração que tenho pelo Dr. Alberto João Jardim, Presidente da Região Autónoma da Madeira.

Conheço bem a Madeira e sei que o Dr. Alberto João Jardim é um político íntegro, honesto, um homem de Estado acima da média porruguesa, muito acima.Um democrata e um cidadão português exemplar.

O Dr. Alberto João Jardim tirou a Madeira da situação feudal em que se encontrava : Pobre, sem futuro, couto de "donatários" do Continente, vítima da fúria de Salazar, sem infraestruturas, sem condições de vida.

Hoje sim a Madeira é um jardim. Mas um jardim para todos. Desenvolvida, com condições sócio-económicas invejáveis.

No Continente há sempre meia dúzia de saudosistas do passado, criados em "vinho d´alhos", mas feito com a célebre mistura de atavismo , de prepotência, de ignorância, de mesquinhez política, que são timbres da politiquice nacional.

O Dr. Alberto João Jardim fez uma obra extraordinária na Madeira e por isso ao longo de 30 anos foi ganhando sucessivas eleições.

É um político popular, porque brincalhão e competente, um político frontal que quando tem de chamar os bóis pelos nomes chama.

Aqueles que sempre relegaram a Madeira para a condição de mera colónia são os que ofendem o Dr. Alberto João Jardim, os que têm saudades do tempo em que os mortos desciam em caixões pelas encostas , por cordas, e umas vezes lá se abria o caixão e ia o morto por um lado e o caixão pelo outro.

Agora, há uns dias, o Presidente da Assembleia da República , o Dr. Jaime Gama, teve o discernimento e a coragem de elogiar ,bem alto, o Dr. Alberto João Jardim, tendo deixado o PS Regional com os cabelos em pé.

É preferivel o Dr. Alberto João Jardim àqueles que fazem da política um meio para enriquecerem eles próprios, sabe-se lá muitas vezes como! E que são incompetentes, mentirosos, demogogos, tratando o Povo como se fossemos um rebanho de carneiros.