José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, março 16, 2008

Guiné Bissau e Política Externa Portuguesa

É tempo de Portugal olhar com mais atenção para a Guiné Bissau.

O apoio de Portugal à Guiné Bissau ,para a ajudar a tornar-se um Estado forte, com desenvolvimento sustentado, é agora mais necessário que nunca.

A Guiné é um País pequeno, que tem enormes carênciass em todos os sectores .

Portugal pode ajudar a Guiné Bissau como ajuda Cabo Verde.

Em primeiro lugar no sector da educação. Portugal pode enviar -e a Guiné Bissau já o solicitou - um número sgnificativo de professores do ensino primário e secundário.

Não faz sentido que sejam os cubanos , a ensinar castelhano!

No quadro dos Planos Integrados de Cooperação, o Governo Português deve financiar o apoio na educação, pagando a dezenas senão mesmo centenas de professores ,para ensinarem nas escolas da Guiné Bissau.

Portugal pode financiar o custo de dezenas de enfermeiros e médicos para apoiarem o sector da saúde na Guiné Bissau.

Portugal pode e deve apoiar a criação de um sistema bancário na Guiné Bissau, e fazer o que faz em Cabo Verde, estabilizando a moeda e influenciando para que a Guiné Bissau saia da zona CFA e caminhe no sentido do Euro.

Por outro lado , Portugal pode cooperar com a Guiné Bissau para asfaltar estradas, para Bissau ter ruas e avenidas asfaltadas.

No quadro da Cooperação Portugal pode financiar a edificação de três ou 4 hospitais modernos, e dois aeroportos com dignidade suficiente.

Este apoio é fundamental.

Cabo Verde cresce a um ritmo muito significativo em todos os domínios, e Portugal tem nesse crescimento uma fatia importante de responsabilidade ,porque tem sabido gerir a cooperação de forma inteligente.

Cabo Verde inaugura aeroportos novos , está em vias de modernizar os portos , asfalta as vias principais, a educação é uma realidade.

A Guiné-Bissau pode seguir esse caminho e esse modelo de cooperação.

Portugal tem muito a beneficiar com apoio estratégico e deve fazê-lo, sem preconceitos, desde que o Governo da Guiné Bissau o deseje como deseja.

O crescimento económico e a modernização das infra-estruturas da Guiné Bissau é muito importante para Portugal e para a Europa.

E é um dever histórico e de fácil execução.