José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, março 21, 2008

Educação e Ensino

Foi , sobretudo, triste ver o video da falta de educação e violência contra a professora, na escola Carolina Michaelis no Porto.

Triste porque não foi só ela a mal educada. Foram vários miúdos que tiveram comportamento inadmissível, intolerável.

A miúda usou violência , tratamento desrespeitoso para com a professora.

Outros miúdos insultaram. Usaram linguagem imprópria para quem estuda e mostraram um comportamento inqualificável.

Tratar uma professora por "velha", rir e comemorar a má educação é preocupante.

Hoje o Correio da Manhã noticia que a miúda disse que a professora era "chunga".

Está, parece , tudo dito.

Estes miúdos não têm educação e não terão futuro nas Escolas. Mais uns para engrossar o abandono escolar, para emigrarem.

O problema não está só na educação na família. Isto reflecte uma realidade importada dos programas televisivos, das telenovelas, dos Big Brothers, da literatura de cordel.

Estes miúdos que tudo querem, que não têm disciplina, que usam a internet para aceder a conteúdos de violência de todo o género, que copiam tudo o que é mau, andam à deriva.

É má educação pura o que nos mostrou o video.

O Governo não pode interferir em cada família. Não pode substituir-se aos pais, mas pode agir quanto aos programas televisivos. Os programas de violência, as telenovelas em série, a linguagem muitas vezes indecente usada por apresentadores de televisão, pode e deve ser combatida.

Não se trata de censura, mas de regulação.

É inaceitável que as televisões passem telenovelas a horas em que os miúdos estão acordados.
É inaceitável, e preocupante, que as televisões durante telejornais passem notícias e mais notícias sobre crimes, violências, que os telejornais abram concorrendo entre si para ver qual a estação que noticia o crime mais violento ,mais escabroso.

A televisão tem um efeito tremendo na formação da personalidade. É imperioso haver mais programas formativos, mais programas de divertimento, deixando de lado as séries violentas, as telenovelas cor de rosa.

O Tribunal de Familia e Menores deveria tomar uma posição e obrigar aqueles miúdos a frequentar aulas de educação cívica.

E tal é muito fácil de executar.E célere.

Uma boa solução seria os miúdos daquela turma serem obrigados a fazer trabalho comunitário, gratuito , até ao fim do ano escolar, aos Sábados. Varrer as ruas da sua Freguesia ,vestidos com os fatos dos varredores municipais.

O Instituto de Reinserção Social poderia fazer o controlo desse serviço .

Sem piedade, nem preconceitos.

Os miúdos cresceriam mais saudáveis, teriam a vergonha própria da punição e aprenderiam a não voltar a fazer o mesmo.

Quanto mais se facilitar pior.