José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, março 08, 2008

A dificuldade do Governo lidar com a contestação social legitima

O Ministro Santos Silva foi há uns dias vaiado por professores.

Em vez de respeitar o protesto, perfeitamente legitimo em Democracia, fez o que Salazar faria: Do alto da sua catedra logo apontou o dedo e disse ser indigno!

E depois fez ainda pior e adoptou a posição do Rei Luis XIV : L´Etat c´est moi"!!!

Santos Silva não foi de modas e lembrou aos servos portugueses que todos nós, "servos", devemos a Liberdade e a Democracia a Mário Soares, a Salgado Zenha a Jorge Sampaio, a Manuel Alegre, ao Partido Socialista!!!

Infeliz porque excessivo e de uma arrogância inadmissível.

Eu não sou professor e por isso, não vou opinar , com profundidade, se o protesto dos professores contra o governo é fundado ou não. Parece-me que é fundado.

O que sei é que os professores têm o direito de defender os seus pontos de vista, os seus interesses.

Haverá maus professores - no ensino público e há de certeza no ensino privado ,onde tenho os meus filhos a estudar - mas a maioria são bons professores.

O insucesso escolar tem causas muito profundas que os professores não podem controlar.
Porque eles não têm culpa da fome, das dificuldades que os alunos e seus progenitores têm e das consequências que isso tem nao processo de aprendizagem.

Eu gostava de ver o ministro Santos Silva a viver com 500 euros mensais e ter de dar comer aos filhos. Eu gostava de ver o ministro Santos Silva a ganhar 500 ou 600 euros e a ter de pagar renda de casa, alimentar os filhos, pagar os bens alimentares!!!

Sim, porque o ministro Santos Silva não tem estômago maior, nem está acima dos mortais.

E ver o ministro Santos Silva sem saber se terá emprego para a semana que vem, a ver a empresa falir ou deslocalizar-se e sem saber o que terá para dar de comer aos filhos.

Depois, esses alunos não podem ter o rendimento escolar adequado. Onde a fome aperta as coisas complicam-se.

A arrogância do ministro Santos Silva e do Governo é inadmissível em democracia.

O Partido Socialista tem um discurso quando está na oposição e outro quando está no Poder.

Por outro lado, os porugueses não devem a Liberdade e a Democracia ao Partido Socialista .

O Partido Socialista teve um papel importante, mas não se pode apropriar da Liberdade e da democracia.

Aliás, quem não se lembra de Mário Soares dizer que Ceausescu era um exemplo? Tão democrata que o Povo o fuzilou num julgamento sumário, depois de ele ter mandado matar dezenas de pessoas em Timisoara, na Roméria.

Um Governo que ataca os professores ,desta forma, ou diz que eles são uma porcaria, incompetentes, responsáveis pelo que acontece de mau na nossa educação, ou então deve ter tento na língua, porque não se pode atacar aqueles que educam os filhos dos portugueses.

Não fica bem a um ministro tratar os portugueses como se fossem empregados domésticos do Governo, nem vê-lo a dizer um conjunto de banalidades , sem sentido , denotando falta de respeito pelos portugueses.

O Governo é o Governo de Portugal ou dos apaniguados do Partido Socialista?

Lamento ver José Sócrates deixar os seus ministros referirem-se aos portugueses, sejam eles de que partido forem, como se tivessem de andar de joelhos a beijar o chão que os ministros pisam!

Tenham tento, aceitem que Democracia é dialéctica , é confronto de ideias e de interesses e lembrem-se que o marasmo em que Portgugal se tornou é devido a políticas erradas, a incompetência, também de membros do Partido Socialista, incluindo Mário Soares que como Primeiro Ministro foi uma decepção total.

E respeitem os portugueses porque estes vão tirar-lhe o tapete do poder, mais dia menos dia.