José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, janeiro 05, 2008

Para que Serve um Presidente da República em Portugal?

Para que serve o Presidente da República?

Infelizmente para nada! É uma mera figura de estilo. Compõe o ramalhete!

Quando decidi pré-candidatar-me à Presidência da República , nas eleições de 2006, defendi a mudança constitucional, quanto aos poderes do Presidente da República. Entendi que o regime deveria ser presidencialista, como em França.
Neste sistema , o presidencialista, o Presidente da República é responsável pelas políticas do Governo .

Portugal tem um regime semi-presidencialista. Não é carne nem é peixe.
Não gosta da palavra semi e o que ela encerra. PORQUE NÃO É NADA.

Hoje o Presidente da República, em Portugal, é uma figura decorativa. Nada manda. Nem mesmo o golpe constitucional de Jorge Sampaio muda a questão. Jorge Sampaio avançou contra o PSD - leia-se bem, contra o PSD - porque e apenas porque teve o apoio de Cavaco Silva. Em duas questões nucleares: O artigo de opinião no Expresso sobre a "Lei de Gresham" e a certeza que Cavaco Silva apoiaria Jorge Sampaio, contra o PSD e Santana Lopes evidenciou-se quando Cavaco Silva impediu o PSD de usar a sua fotografia nos cartazes.

Cavaco Silva assiste à destruição de Portugal e está calado, impávido e sereno, como que estando refém de José Sócrates e do Partido Socialista .
O Presidente da República não pode desconhecer que é Presidente de Portugal e que o nosso País regride, atrasa-se, vais ficando cada vez mais em último na União Europeia!

Cavaco Silva gosta do que vê? Cavaco Silva não sente vergonha quando fala com os outros chefes de Estado da União Europeia? De que se pode orgulhar? De Portugal ser pedinte?

Portugal hoje não passa de um perdedor. Portugal está a perder em todos os dominios: Económico; Social, Político, no campo do orgulho e da dignidade dos Povos.
Portugal na Europa é símbolo de "estúpidos" , de atrasados, de incultos, de incompetentes , de sidosos, de velhos e doentes, de pedintes.

O Prof. Cavaco Silva está atento ao que se passa?
A golpada do Partido Socialista no BCP não lhe diz nada?
Só um cego não vê que a maçonaria e o Partido Socialista, aliás de forma inteligente, cozinharam o ataque ao BCP. Até usaram dinheiro da CGD!
Joe Berardo é o novo inteligente!
Passo seguinte: Vender a maioria a Espanhóis!

Cavaco Silva está à espera do quê para actuar?
Um professor Universitário, de economia, não pode desconhecer que Portugal está a saque. As sanguessugas do PS estão a fazer definhar Portugal.
Portugal um Pais à deriva.
José Saramago, na obra "Jangada de Pedra" ficcionou a Península Ibérica a desprender-se da França, como uma jangada no oceano.
Como eu gostaria que Portugal se desprendesse de Espanha e qual jangada de pedra fosse para o meio do mar, assim o mais próximo possível das ilhas britânicas!

Cavaco Silva tem de ter uma leitura diferente da Constituição. Uma leitura que aponte no sentido de ter um papel activo na defesa da "independência nacional" da "unidade do Estado" e do "regular funcionamento das instituições", como lhe manda o artº 120º da Constituição da República Portuguesa.

Cavaco Silva exercer as funções de Presidente da mesma forma que o Almirante Américo Tomás. Está tudo bem quando o Primeiro Ministro manda!!!
Os portugueses não podem contar com o Presidente da República , a não ser para cortar fitas.

Afinal igual a Américo Tomás.!
Esta é a verdade O PR é uma figura decorativa.
Os portugueses morrem por falta de assistência; o Governo manda as portuguesas terem os filhos em Espanha; há desemprego e fome gritante; os alunos portugueses são os piores preparados da União Europeia; a maçonaria ataca os bancos; Não há agricultura, nem pescas, nem indústria; o governo acaba com serviços de urgência ,

e o Presidente da República onde está ?

Para que serve assim um Presidente da República? Preside a quê?

É preferivel uma pessoa ser de Poço de Boliqueime do que de Fonte de Boliqueime. A autenticidade fica bem. A forma é a capa que estala logo às primeiras pelejas!

No actual regime português o Presidente da República é dispensável. Nada faz, nada influência.

Os portugueses , com o actual sistema , não podem contar para nada com qualquer Presidente da República.

Mas Cavaco Silva deveria falar ao Pais, com palavras portuguesas e dizer ao Governo que isto tem de mudar. Cavaco Silva tem de assinalar ao Governo que isto está na miséria, que não pode o Governo continuar a incumprir promessas eleitorais e a abafar os portugueses.

Cavaco Silva sabe que se o fizer este Governo cai. Que com essa comunicação ao País exercía as suas funções e honrava o sentir , o pensar, o voto nos que nele votaram, e que não foi para ser um mero corta fitas e suporte do Governo, que está a deixar deslizar Portugal para a Boca do Inferno, para o ponto de não retorno.

Tenha Orgulho em Si e em Portugal, Senhor Presidente! Não se torne cúmplice da morte do Estado Português!

A Bem da Nação!