José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, janeiro 22, 2008

OPOSIÇÃO PRECISA-SE

O PSD é um saco de gatos.

Todos se arranham!

A alternância democrática é o sangue do regime democrático.

Para usar linguagem e uma imagem militar: Tem sempre de haver tropas de reserva.

Luis Filipe Menezes , Presidente do PSD , ou está mal assessorado ou não encontrou ainda o caminho para ser alternância política.

O PSD é assim como um saco com muitos gatos: todos se arranham a ver qual sai primeiro do saco.

O PSD tem de mudar de estratégia. Hoje a política é algo muito sério. Muito complexo. Tem de haver sacrifícios pessoais , tem de haver planeamento, gabinetes de estudos, gente disponível para assumir o combate político sem olhar a benefícios económicos.

Luis Filipe Menezes tem de ser profissional como Presidente do PSD.

A primeira ruptura deveria ser deixar a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e dedicar-se a tempo inteiro ao combate político.

O chefe da oposição não pode fazer uma perninha na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e depois liderar a oposição. Fica sem credibilidade e sem tempo, sem espaço.

Luis Filipe Menezes está fragilizado com esta situação, não tem tropas prontas para o ataque, para o cerco ao castelo do Poder. Não as consegue treinar nem comandar.

Rui Rio ou avançava ou se cala e apoia Luis Filipe Menezes.

A estratégia de bate e foge, a estratégia de sim mas não , é própria de uma certa mentalidade portuguesa, mas hoje o PSD ou acerta o passo, se constitui como alternativa ou é derrotado por "burrice" e por lhe faltar a disponibilidade para o debate, para a estratégia, para construir uma alternativa credível.

O PSD tem de perceber que o tempo dos messias - tipo Cavaco Silva que chegou à Figueira da Foz , reuniu tropas e ganhou - acabou.

É necessário:

1 - Um gabinete de estudos alargado;
2 - Criar um movimento de reflexão e debate nacional aberto a personalidades independentes para alargar a base de apoio;
3 - Apresentar propostas alternativas, num combate homem a homem, numa defesa à linha com grande profundidade do meio campo;
4 - Apresentar um "Governo Sombra", dando a cara sector a sector ,com propostas bem estruturadas e arrojadas.

Rui Rio é apenas um dos militantes que pode aspirar a ser Presidente do Partido. Não pode é minar por dentro o Partido. Rui Rio tem de perceber de uma vez por todas que ser Presidente da Câmara Municipal do Porto é só isso, nada mais. É um militante do PSD.

Os portugueses exigem que haja Oposição, credível, com propostas alternativas, e que o PSD deixe de ser esse saco de gatos e se trasnforme num Partido afinado, responsável, com militantes dispostos a fazer sacrifícios pessoais em termos económicos.