José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, dezembro 02, 2007

Relatórios da OCDE e da UNESCO sobre o estado da educação em Portugal

A OCDE e a UNESCO divulgaram ,a semana passada ,relatórios sobre o estado da educação .

Os relatórios traçam um quadro preocupante da educação em Portugal. Aqueles organismos internacionais enunciam um panorama negro na educação em Portugal.

O estudo da OCDE revela que os estudantes portugueses de 15 anos estão "significativamente abaixo" da média dos seus colegas de outros países a nível dos conhecimentos cientifícos.

Na União Europeia só a Grécia, a Roménia e a Bulgária ficam atrás.

O trabalho divulgado pela UNESCO incidiu sobre os 1º e 2º ciclos - 1º a 6º ano de escolaridade - e revela que em Portugal há 10,2% de repetentes , alunos que chumbaram.

Comparativamente , em Espanha a taxa de repetentes é de 2,3 %.

O trabalho da UNESCO mostra que na Filândia, Grécia, Irlanda e Itália a taxa de repetentes não atinge sequer 1%.

E que Portugal tem mais repetentes que o Botwana que tem 4,8%; que o Paquistão, que tem 3,1% e que o Bangladesh com 7%.

Estes dois documentos - da OCDE e da UNESCO - tornam evidente uma realidade que não podemos escamotear: Portugal é um País cada vez mais pobre, é um País mal governado, é um País onde as "elites" não têm consciência de Estado, social. as "elites" portuguesas são pouco cultas, mal preparadas.

Os estudos/relatórios apontam também noutro sentido:

O de que há fome em Portugal.

Que as famílias não têm meios suficientes para alimentar os seus filhos, para lhes proporcionar bens culturais idênticos aos dos outros estados da União Europeia. Muitos alunos portugueses passam fome, tem dificuldades de toda a espécie e falham.

A situação vai-se degradando cada vez mais. O sistema educativo está mal estruturado, os professores desmotivados.

Os meios de comunicação social passam lixo televisivo: Os telejornais abrem e encerram com notícias de crimes e mais crimes. Notícias desde o homicídio até ao canário que fugiu da gaiola, dias seguidos sobre o imóvel que explodiu. O sensacionalismo entra num círculo vicioso.

Depois telenovelas a todo o tempo. Intrigas, tretas e mais tretas. Nos jornais as coisas são mais ou menos iguais. Outra vez crimes e mais crimes. Três jornais desportivos em vez de serem os jornais de referência a terem secções de desporto como no Reino Unido.

A União Europeia entrega a Portugal rios de dinheiro que são mal geridos. Muito desse dinheiro vai engrossar as filas da corrupção, do tráfico de influências.

O Poder Político está na mão dos mesmos de sempre, gastos, sem ideias, sem vontade. Políticos sem qualidade, a muitos anos luz dos seus colegas dos outros países da União Europeia.

Por tudo isto, em vez de Portugal se aproximar dos da frente, vai sendo ultrapassado por todos os lados.

Apesar de Portugal viver dos fundos europeus e das remessas dos emigrantes!!!

Com todo este "quadro mental" não admira que os escândalos em Portugal se sucedam a um ritmo siciliano. E que tudo fique em águas de bacalhau.

Tudo a comer da gamela da União Europeia, a meter nos bolsos, disputando cargos e prebendas. O Estado engrossa para dar de comer a toda essa gente que nada produz, que vive de esquemas, que atrapalha quem tem melhores ideias, quem quer sair desta pasmaceira em que se transformou Portugal.

Portugal está tão degradado que a sociedade civil tem de fazer petições ao Presidente da República em defesa das crianças!!!

À miséria a que se chegou!

Quando a defesa das crianças faz parte do dever de qualquer homem ou mulher, sem necessidade de lei, porque está inscrita na nossa própria condição de seres humanos!!! Quando a Constituição e um conjunto de tratados obriga os Órgãos de Soberania a agir!

Nota: Ver a Petição sobre direitos das crianças nos blogues http://www.doportugalprofundo.blogspot.com/; http://www.combate.blogspot.com/ e http://commonsense.blogs.sapo.pt/