José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, dezembro 08, 2007

Cimeira União Europeia / África - Boa prestação de José Sócrates

A participação de vários ditadores africanos na Cimeira UE/África é um mal menor.
Um mal apenas porque participam. Menor porque impedi-los de participar só lhes daria força para manterem a ditadura, para continuarem a violar os direitos humanos.
É , creio estar certo, um elemento importante para os trazer para o lado da democracia, para os forçar, pela via do diálogo, a mudar de rumo.
As relações da Europa - toda a Europa - com todos os países africanos é absolutamente necessária. Está muita coisa em jogo.
África está pertinho da Europa. Hoje vai-se de Lisboa ao Egipto em 5 horas. Vai-se de Lisboa a Pretória em 9 ou 10 horas (confesso que não sei bem quantas, mas não devo andar muito longe ) e a Europa e a África , estão mutuamente dependentes, em todos os domínios.
A SIDA alastra em África e, atentas as intensas relações em todos os domínios existentes, debelar a SIDA em África é vital para a Europa.
O virus Ébola faz razias de vez em quando , logo mais uma vez estamos todos dependentes.
A Europa necessita de África para ter matérias primas. Necessita de mão de obra.
Estamos todos no mesmo barco , num mundo global.
A democracia em África vai-se instalando aos poucos, com vários ritmos, a várias velocidades e com intensidades variáveis, dependentes de tanta coisa, incluindo a religião.
Os actuais países africanos resultam da Conferência de Berlim dos finais do século XIX.
Nada é fácil.
Mugabe tem de ser pressionado, como outros. A Europa pós 2ª Guerra Mundial também apoiou várias ditaduras sanguinárias, ao sabor da Guerra Fria. Tudo se foi compondo, sobretudo e por causa da queda do Muro de Berlim.
Os regimes africanos também mudarão.
Por fim, parece-me justo salientar que neste particular José Sócrates esteve muito bem. Enquanto Presidente do Conselho Europeu trabalhou para que a cimeira se realizasse, o que constitui uma visão realista das coisas, numa altura em que a China quer ter cada vez mais influência em África, e vai tendo ,mercê dos enormes recursos financeiros que tem acumulado nos últimos anos. E a China pode querer exportar para África uma outra concepção de democracia: A deles, em detrimento da Ocidental.
José Sócrates , creio, foi inteligente e está a colher benefícios económicos para Portugal, nos vários contactos bilaterais com chefes de Governo e de Estado.
A cimeira é também um acontecimento que dá visibilidade a Portugal. Muito importante para o nosso futuro.