José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, novembro 09, 2007

Ética Política / Cavaco Silva e Pobreza em Portugal

Portugal é o pior exemplo para a União Europeia.

Portugal é um exemplo de falta de massa cinzenta, de oportunismo, de incompetência, de má aplicação dos fundos europeus.

O Presidente da República subiu uns degraus e ,no Chile , disse que Portugal agora já não exporta calçado, texteis, vinhos!

É verdade. Infelizmente.Pois não, agora importamos!

Portugal exporta é mão de obra barata ,para as obras em Espanha, para lavarem o rabo aos suiços, aos franceses, aos ingleses, aos americanos, aos canadianos.

Exportamos mulheres a dias e serventes de pedreiro , trabalhadores agrícolas.Para não morrerem à fome.

E compramos texteis e sapatos na China, em Hong Kong, na Tailândia, por exemplo.Vinho ao Chile, à Argentina, a Espanha.

O Presidente da República disse que exportamos "coches", querendo significar automóveis.

Mas o que o Presidente da República não disse é que Portugal não passa de um país onde algumas multinacionais - por exemplo a Ford e a Opel - abriram empresas que a todo o tempo podem deslocalizar, ou seja, encerrar para abrir na Roménia, na Ucrânia, na Albânia.

E que Portugal não pode contabilizar as exportações da Ford em Palmela como se fossem produtos nacionais.Que não são!

A Opel na Azambuja já encerrou, a AutoEuropa qualquer dia também encerra.

Estas mistificações do Poder político só contribuem para tapar o Sol com a peneira.

Portugal está um Pais miserável.

Na educação é uma tragédia. As famílias portuguesas estão cada vez mais pobres e isso reflecte-se no rendimento escolar, que por sua vez se reflecte no tecido intelectual , industrial e social.

Cavaco Silva e José Sócrates são os responsáveis máximos de Portugal, um Estado cada vez mais periférico, atrasado, pobre, pedinte.

Em Portugal os direitos humanos não são respeitados. Cada vez há mais fome.Nem o direito a comer condignamente é respeitado.

E Portugal não vive do que produz. Vive do que pede ao estrangeiro.

Política externa não temos.Nem conseguimos ajudar a Guiné Bissau a crescer e obtermos benefícios, por exemplo nas pescas e na prospecção de petróleo. Está lá Angola e em força!

No domínio da Defesa nem fisgas produzimos. As nossas fábricas de armamento nem pistolas produzem. Importamos!

Cavaco Silva disse agora no Chile que o Estado não pode fazer tudo.

É verdade, mas a primeira coisa que o Estado não pode fazer é ser incompetente, provinciano.

Se houvesse vergonha em Portugal, ou mais uma revolução a sério, a Assembleia da República produzia e não fazia o que faz, um corpo muito oneroso para os cidadãos, onde os mesmos desde há 30 anos se entretêm em conversas de treta, não produtiva.

Um País onde os telejornais abrem com noticias de crimes, requentadas, repetidas até à exaustão, onde só desgraças são noticiadas, onde só telenovelas são o horizonte cultural, diz tudo.

Portugal já nem tem Povo .Tem escravos dos políticos incompetentes, tem pessoas a lutar por sobreviver, por conseguirem uma côdea para matar a fome!

Miseráveis!

Isto tem de mudar. O Povo tem de acordar e lembrar-se que a política é como as árvores, se não são podadas para ficarem varas novas não dão frutos.

A Bem da Nação.