José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, novembro 11, 2007

A Revolta dos "Indios" contra o Rei de Espanha

O Rei de Espanha foi infeliz quando se atreveu a interromper o Presidente da Venezuela e disse para Hugo Chaves se calar.

D. Juan Carlos deve compreender que Hugo Chaves, Daniel Ortega, Evo Morales são o despontar de uma nova realidade.

Os filhos dos indios que Espanha escravizou, matou, explorou, violentou, agora tomam nas suas mãos o Poder.

José Maria Aznar ao apoiar o golpe militar contra Hugo Chaves sabia que ou ganhava ou um dia teria de se haver com isso.

O Rei de Espanha não pode querer ser mais importante que os outros chefes de Estado.

Foi infeliz, como infeliz são as multinacionais espanholas que exploram as riquezas da Bolivia, do Equador, do Perú, da Venezuela e não se importam com a miséria de milhões de pessoas, que nem água têm, não têm que comer, não têm saúde nem educação.

Hugo Chaves, Evo Morales e Daniel Ortega não pertencem aos circulos da aristocracia europeia, nem têm os milhões dos fundos europeus para gastar.Mas são chefes de Estado.

Mas há milhões de indios com fome. Na Venezuela o golpe militar contra Hugo Chaves foi tão ilegal como o de Tejero Molina em Madrid.

O direito de livre crítica e a liberdade de expressão são valores fundamentais a observar e também o "indio" Hugo Chaves tem a eles direito."Indio" que por acaso é Presidente da Venezuela.

O que dirão os iraquianos de José Maria Aznar? Agradecem-lhe os milhares de mortos , de feridos, a destruição do Iraque? Ou chamam-lhe lacaio dos EUA, fascista?

A Espanha está a sofrer as consequências das suas políticas neo-colonialistas na América Latina.

E está no tempo de deixar de ser colonialista em Ceuta e Melila , de entregar a Marrocos estas cidades e de devolver a Portugal Olivença, ocupada por Espanha contra o Direito Internacional.

Gosto de Hugo Chaves e de Evo Morales. Estes defendem os interesses dos seus povos , logo também contra Espanha.