José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, novembro 24, 2007

Lições da História de Portugal - Guerra do Roussillon - A Traição de Espanha a Portugal

A Guerra do Roussillon é uma das mais negras páginas da história de Portugal .Revela, de forma muito vincada ,que Espanha é o nosso inimigo.

Na sequência da Revolução Francesa a Espanha aliou-se à Inglaterra, para combater a França.

O prémio para Espanha seria a anexação - a Espanha - da região de Roussillon, de raiz catalã.

Espanha pediu auxilio a Portugal e nós enviamos um corpo espedicionário, como socorro militar a Espanha, na base do artº 4º do Tratado do Pardo, de 11 de Março de 1778.

Portugal perdeu milhares de homens.

Espanha , sem informar Portugal, negociou a paz com a França, em Basileia, 22/6/1795, e , subitamente ,os espanhóis passaram a ser aliados dos franceses ,contra os ingleses e contra os portugueses!!!

Repito: contra os portugueses que lá os estavam a ajudar!!!

Manuel Godoy, o Primeiro Ministro espanhol, celebrou um acordo com a França para dividir Portugal e criar um principado para ele , Manuel Godoy, no Alentejo e Algarve.

O que depois foi materializado pelo Tratado de Fontainebleu, já no dominio mais vasto da aliança Franco-Espanhola.

Milhares de militares portugueses, sob comando integrado espanhol, nos pirineus, sem linhas de abastecimento próprias , passaram de aliados a inimigos de um momento para o outro e foram morrendo às centenas.

Este breve e sumário apontamento de História de Portugal deve servir para nós reflectirmos e percebermos ,de uma vez por todas, que a conduta dos políticos portugueses nos dias de hoje é ingénua quando não traidora, é frágil, é contra o interesses de Portugal, quando deixam a nossa economia nas mãos dos interesses espanhóis.

O servilismo e a falta de cautela nas relações entre Portugal e Espanha são perigosissimos.

De Espanha nem bom vento nem bom casamento.

Por isso ,Hugo Chaves é um aliado português. Quanto mais problemas internacionais tiver Espanha melhor para Portugal.

Na política externa Portugal tem de ser muito cauteloso. Os espanhóis à primeira oportunidade atraiçoam-nos.Como sempre fizeram ao longo da História.

Força Hugo Chaves, és bem vindo a Portugal . Inimigo do meu inimigo meu amigo é!

Nota: Sobre o meu anterior post veja-se o blogue açoriano: http://fogotabrase.blogspot.com/ e designadamente os posts "Na praia da minha freguesia"; "Sim é verdade " ; Acham isto normal" e "No julgamento de Debora Raposo".