José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, novembro 18, 2007

Dias Negros - Napoleão Bonaparte invade Portugal - 1807

Faz hoje precisamente 200 anos que as tropas francesas de Napoleão Bonaparte iniciaram a Primeira Invasão de Portugal, em 1807, sob o comando do General Junot.

O jornal "Público" recordou , na edição de hoje, a data com um trabalho muito cuidado e pleno de mérito.

As invasões francesas foram a causa directa da Monarquia Constitucional, da Independência do Brasil , do fim do Antigo Regime.

E de muitas atrocidades cometidas pelos franceses: Da morte de milhares de portugueses; o furto e roubo de bens particulares e de arte sacra, de pilhagens , incêndios, violências de toda a ordem.

De 1807 a 1810 os militares franceses mataram, pilharam, violaram, queimaram pessoas e bens portugueses.

Uns bárbaros tremendos. Uns cobardes sanguinários. Massacraram mulheres e crianças, velhos.

Como se sabe ,Junot foi derrotado depois com a ajuda dos ingleses. Segui-se a 2ª Invasão ,em 1809, sob o comando do general Soult . Foi derrotado.

Por fim em 1810 foi a vez do general Massena comandar a 3ª ,e última ,invasão francesa. Foi derrotado pelo Povo , pelos militares portugueses e pelos militares ingleses que nos ajudaram.

Napoleão era o senhor do Continente Europeu. Dominava a ferro e fogo a Europa, o Egipto.

Em Espanha pôs mesmo no trono o seu irmão.

Portugal era um grande País com um pequeno Povo e com políticos iguais aos de hoje: fracos, incultos.

O Rei Português fugiu para o Brasil.

Mas o Povo Português lutou contra os franceses como lhe foi possível, mas sempre com muita raça e coragem. O Povo Português lutou pela sua terra, pelos seus lugares, pelos seus bens.Lutou sempre.

Foi muito difícil e seria impossível sem o apoio dos ingleses. Mas o Povo Português não se vegou. Vingou a morte de milhares de portugueses, de armas na mão.

Mas os bisnetos ,ou trinetos dos militares franceses - que sobreviveram às guerras em Portugal - bateram palmas aos soldados alemães que invadiram a França! Cobardemente. Vergaram-se aos alemães.

A imagem dos soldados alemães a passar sob o arco do Triunfo e a percorrer os Campos Elisios - sem qualquer oposição - e Hitler a olhar a Torre Eifel, contrasta com a valentia dos portugueses a defender Portugal e com a "cobardia" dos bisavós ou trisavós dos franceses que pilharam, mataram, incendiaram, violaram portuguesas e terra portuguesa.

Os cobardes mordem e ladram quandos os deixam!

Post Scriptum: Sobre o assunto "Casa Pia" visite o blogue http://commonsense.blogs.sapo.pt