José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, outubro 05, 2007

Luís Filipe Menezes - "O Luar das Marquesas" e o " Acampar no Cambodja", versus políticos do "Tio Patinhas".

Varias vezes escrevi desmerecendo Luis Marques Mendes, por considerar que este não tinha dimensão política, nem condições inatas para liderar a Oposição.

Luís Filipe Menezes venceu as eleições no PSD .

No PSD muitos enveredaram pelo ataque a Luís Filipe Menezes. Porque é populista, porque é a vitória de Santana Lopes, porque as elites abandonariam o PSD, disseram.

Não sou membro do PSD - nem tenho qualquer interesse em militar em qualquer partido - mas fiquei contente por ter ganho Luís Filipe Menezes.

A minha satisfação tem a ver com duas coisas em concreto:
1 - Entender que o PSD tinha de mudar de pessoas , de políticas, de atitudes e de objectivos;
2 - Gostar de pessoas que sabem dizer não aos que entendem que são o centro do mundo ,que sem eles é o dilúvio e que os que vêm de fora do "sistema" nada valem.

Para conhecer o pensamento de Luís Filipe Menezes estou a ler o livro que ele publicou durante a recentissima campanha para as eleições no PSD, com o título "Coragem de Mudar".

Menezes responde aos ataques e quanto às "elites" , lembrou que dirige a CM de Gaia desde 1997, que só neste ano de 2007, nos primeiros 6 meses , foram assinados contratos de investimento em Gaia no montante de mil milhões de euros, o que representa 30% do total do investimento estrangeiro em Portugal.

Sobre a qualidade das "elites", que abandonariam o PSD se ele ganhasse, disse: "Então mas que inteligentzia ou elites estão do outro lado? Estão , de facto, as elites dos ex-secretários de Estado medíocres, dos ex-ministros sem currículo e sem resultados, ou seja, todo aquele aparelho gasto, caduco, que quer manter lugares e para quem eu sou, manifestamente, uma ameaça."

Depois sobre cultura disse que muitos que o atacam só leram o "Tio Patinhas" na adolescência, e que muitos nunca leram um livro, nunca viram um filme, cujo comospolitismo consiste em terem ido durante muitos anos a Vigo, ou a Badajoz comprar caramelos aos Preciados ou ao El Corte Inglês.

Menezes depois faz o contraponto dizendo que na adolescência lia Hemingway, Steinbeck, que depois viajava, ia ver o luar nas Marquesas, acampar no norte do Cambodja, no deserto de Omã, no Triângulo Vermelho, e que os seus adversários não sabem o prazer que é trabalhar - em Paris como ele trabalhou num Hospital Pediátrico - e ir jantar a Montmartre.

Espero que Luís Filipe Menezes concretize as suas ideias. Que as passe à práctica e que o PSD faça Oposição.

O Governo de José Sócrates é, na minha opinião, o pior Governo desde 1974. Arrogante, prepotente, conspirativo.

Não gosto do estilo de José Sócrates e do desprezo que revela pelos portugueses, pelos direitos sociais. Não gosto da mentira do combate ao desemprego. Não gosto do ataque ao Serviço Nacional de Saúde. Não gosto de ouvi-lo gabar-se, elogiar-se, quando o País está parado como nunca, nesta paz podre que assenta sobretudo na falta de Oposição.

Se Luís Filipe Menezes concretizar o seu pensamento Portugal pode mudar e muito.

Quando o PS sair do Governo , e ele sai - Guterres fugiu! - e houver um novo paradigma ético , económico, político e social em Portugal, então sim teremos orgulho em ser Portugueses.