José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, outubro 06, 2007

The beloved Corruption

Cavaco Silva , o nosso bem amado Presidente da República, anda em contraciclo.

Nao sei porque motivo se abespinha contra a Corrupção!

Em Portugal não existe corrupção.Deixe o Governo descansado.

E por causa disso o Partido Socialista, e o Governo, não percebem porque é que Cavaco Silva lá volta a mesmo! O que pensará a União Europeia desta fixação do nosso Presidente? Não sou matemático mas onde nada há, nada se pode tirar. "L´étre e le néant".

Para já o Presidente da República Portuguesa não manda nada!

A "Lei de Gresham" foi usada por Cavaco Silva , num momento em que era Primeiro-Ministro Santana Lopes, mas Cavaco Silva não era Presidente da República.Nesse momento mandava. Mandou o artigo para o Expesso e José Sócrates nasceu como Primeiro Ministo!

Agora Cavaco Silva só tem de fazer uma coisa: Limitar-se à situação de não ter poderes e se ver obrigado - uma medieval tradição portuguesa - a nada fazer que possa perturbar a imagem de Portugal!!!

Mas Portugal hoje não tem sequer imagem de Estado Independente. Somos motivo de sorrisos na Europa e no Mundo.

Somos "aviários" - os meus queridos concidadãos emigrantes não levem a mal que isto é figura de estilo, já que tenho uma enormissima consideração e respeito por todos vós, grandes portugueses - de mão de obra barata para a Europa, e conhecidos por Portugal ser o Estado mais atrasado da União Europeia. O carro vassoura da Europa. Já nem temos habitantes suficientes.

Mas a " Lei de Gresham " foi banida do pensamento económico-político" de Cavaco Silva logo que José Sócrates foi empossado Primeiro Ministro.

O Prof. Cavaco Silva deve ter como presente uma coisa: Não manda nada e tem de andar a reboque do Governo.

Ou não foi o Presidente da República que deu a mão a José Sócrates no auge da crise da "Licenciatura" e da "Universidade Independente".? Por causa da Presidência da União Europeia?

Mas Cavaco Silva não pode desconhecer que Portugal não preside a nada.

Quem toca a música na União Europeia, quem faz o poema, quem MANDA, são os outros Estados. Portugal cumpre calendário. Não manda em nada.Falta-lhe garra, músculo ético, força militar, e é um pedinte crónico.

Arrasta-se no estrangeiro com meia dúzia de militares valorosos, enormes, mas sem armas, sem poder.

Portugal tem de continuar a viver no fundo do cólon da Europa.

Será bom que Cavaco Silva aproveite para reler a obra de Montesquieu "The Spirit Of The Laws", edição da Cambridge e sobretudo esta passagem a Fls. 112 da obra:

" The corruption of each government always begins with that of its principles.

The principle of democracy is corrupted not only when the spirit of equality is lost but also when the spirit of extreme equality is taken up and each one wants to be equal of those chosen to command. So the people, finding intolerable even the power they entrust to the others want to do everything themselves : to deliberate for the senate, to execute for the magistrates, and to cast aside all the judges."

e a pág. 113:

"Corruption will increase among those who corrupt, and it will increase among those who are already corrupted. The people will distribute among themselves all the public funds; and, just as they will join the management of business to their laziness, they will want to join the amusements of luxury to their poverty. But given their laziness and their luxury, only the public treasure can be their object.".


Não se fatigue, Senhor Presidente, não se marafe. Quando a Lei de Gresham deveria ter sido aplicada , com todo o vigor , V. Exª deu a mão a José Sócrates.Pode ser que ele lhe dê a mão a si para ficar mais outro mandato, à boa maneira portuguesa, reverente, provinciana, temerosa.

E quanto à Corrupção, não se preocupe que ela continua a correr e a rolar pelos espaços à razão de 30 km por segundo, como cantou António Gedeão no Poema a Galileu.

Por mais que V. Exª fale.

Quanto à educação, sossegue, pois creio que o modelo de excelência é o que havia na Universidade Independente.