José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, outubro 08, 2007

Abuso Sexual de Menores - Casa Pia

A Igreja Católica está silenciosa.

A hierarquia da Igreja está demasiado silenciosa. Parece que nem há vários escândalos de abusos sexuais em Portugal, com centenas de arguidos e centenas de presos e centenas de crianças seviciadas.

Portugal vive sempre em contramão. Fala-se muito em protecção das crianças mas quando elas são usadas pela "numenclatura" politico-económica, o Poder mexe-se e abafa tudo.

É assim no Processo Casa Pia. Estão a ser julgados 7 individuos e nunca mais acaba.

Se fosse só o Carlos Silvino ele já estava condenado, a cumprir pena e transitado em julgado o acórdão.

Mas o Poder actuou. O Partido Socialista mexeu-se e é o que é.

Agora Catalina Pestana disse o que todos pensavamos: Continua a haver abusos de miudos da Casa Pia. Com origem interna e externa.

Portugal está uma República das Bananas.

O que me atormenta é que os que são católicos ,como eu, aprenderam uma coisa: A proteger as crianças contra quem quer que fosse. E afinal , a realidade é outra.

Mas em Portugal as coisas são o contrário da doutrina, da filosofia, da praxis.

Desde a Ordem dos Advogados - grande aliada de todos os arguidos no processo, com excepção do "Bibi" - até ao Partido Socialista e a outros, tudo agiu para ajudar a luta contra os míudos abusados.

A Casa Pia deveria ter levado uma varridela total: Mudar todos os funcionários para outras instituições do Estado, e substituí-los por educadores e professores novos.

Mudar a Casa Pia de alto a baixo ,ou extingi-la ,e criar novos Institutos que protegessem as crianças e jovens desamparados.

Aqui deveria ter sido levada à prática a teoria de Descartes: Destruir a casa velha e edificar outra nova assente em rocha sólida.

Catalina Pestana estranhou que determinados casapianos não tivessem reagido perante a BARBÁRIE.

Mas o que é mais que evidente é que toda a gente sabia o que se passava.

A Igreja Católica está em silêncio total. Talvez os escândalos que envolvem padres e bispos nos Estados Unidos a tenha "arrefecido".

Todavia , o que é fundamental numa Igreja é limpar também a casa e pintá-la de novo. A Igreja é composta de seres humanos, que muitas vezes caiem em tentação. Contudo, "Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera."

O que é totalmente incompreensível é que o Estado - por acaso laico - não tenha outra atitude. Na casa Pia o Estado só teve uma coisa em mente: Limitar os estragos, tentar baralhar tudo.

O que Catalina Pestana disse na entrevista ao Jornal "O Sol" é demasiado forte para se tentar suavizar.

É a destruição da essência do nosso humanismo, do humanismo português.A catástrofe.

Lá no fundo o que se passa são jogos de Poder, protecção não importa a que custo ético.

A besta humana em toda a sua exuberância!

Resta dizer como disse Jesus Cristo na Cruz: Perdoai-lhes Senhor que não sabem o que fazem!