José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, setembro 09, 2007

Pressões sobre o Procurador-Geral da República no caso Maddie?!

Foi hoje noticiado que o advogado dos pais de Maddie teve uma reunião com o Procurador-Geral da República, antes de ir para Portimão defender os seus clientes, e que o Procurador da República títular do processo teria a opinião de mandar deter a mãe de Maddie.E que a PJ ficou furiosa.

Em primeiro lugar ,o PGR deve esclarecer os portugueses do motivo da reunião. Tudo esclarecido de forma clara e transparente.

O Dr. Pinto de Abreu é o nome indicado para o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados ,na lista do Dr. Magalhães e Silva, que é candidato a Bastonário e foi assessor jurídico de Jorge Sampaio ,quando era Presidente da República.

Depois, para se evitar um novo caso "Casa Pia" ,em que o PGR, na data Souto Moura, recebeu Carlos Cruz, dias antes de ele ser detido.

Acresce que este caso Maddie já começa a envergonhar Portugal.

Só depois de os polícias britânicos terem vindo a Portugal e trazerem cães se começou a falar na eventual responsabilidade dos pais de Maddie.

A PJ reunia-se com os pais da Maddie no Consulado Britânico ,o que é além do mais falta de senso e minorização de Portugal e das nossas instituições.

Hoje o jornal Sunday Mirror dá noticia de acusações gravissimas dos MaCann contra os métodos da PJ, que vão desde pressões até a violarem o segredo de justiça ,alimentando os media com determinados objectivos.

Depois o Sundy Mirror noticia que o Consul Britânico em Portimão contactou a PJ censurando-os por alegadamente terem proposto um acordo à mãe de Maddie!!!

Isto só pode acontecer num Pais que não tem orgulho, que não se dá ao respeito.

No Sunday Mirror , a toda a página 4 está escrito: " The police don´t want a paedophile murder here so they are blaming us" "Mum tells of nighmare".

As palavras de Kate são arrasadoras para Portugal e para a PJ.

O PGR tem de escarecer os portugueses sobre muitas coisas, incluindo o tratamento diferenciado dado aos pais de Maddie do que é dado aos portugueses, que quando querem uma pericia no estrangeiro ,ara se defenderem os tribunais portugueses não a mandam fazer, porque as instituições portuguesas são muito competentes!!!

Neste caso Portugal baixou-se , amedrontou-se, ou não estivesse o Primeiro Ministro Britanico por detrás do apoio aos McCanns- e aliás bem porque está a defender os seus cidadãos - e os media britânicos a pressionarem e a atacar a PJ ,como em Portugal nunca se viu.

Neste caso os portugueses têm de ser muito críticos. Exigentes. O Poder Político não pode interferir contra o Poder Judicial.

A reunião com o PGR não augura nada de bom.

Mesmo o Governo Português tem de se abster de interferir. José Sócrates está pressionado, porque preside à União Europeia neste momento, mas mostrar-se fraco, transigir para agradar ao Reino Unido será a maior asneira , porque quem não é exigente e exige respeito não é respeitado.

Por fim, não deixa de ser muito significativo que os McCanns tenham lançado um desafio à Justiça Portuguesa e em especial à PJ, noticiando o "Sunday Mirror " que : " The McCanns have also asked if the American FBI could undertake a review of the case - but have been told it won´t be possible."

Espero que o PGR emita um comunicado a informar os portugueses da razão e do teor da reunião com os advogados dos McCanns.

Porque o advogado fará a defesa como entender, é o seu dever, mas os portugueses têm o direito de saber o que fazem as instituições portuguesas, e nomeadamente como são exercidos os mandatos, e se o PGR tem sido pressionado pelo Poder Político.