José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, setembro 11, 2007

PJ / Prós e Contras / Carlos Anjos

Ontem durante o programa "Prós e Contras" ,na RTP, e sobre o caso Maddie gostei da intervenção de 4 pessoas - Do Inpector Carlos Anjos, do Dr. Anes, do Director do jornal "Expresso" e de um Prof. de Expressão Facial.

Destestei a intervenção do psiquiatra espanhol, que me pareceu vulgar e que estava a lançar gasolina para o fogo, sem fundamento cientifico.

O Director do jornal "Expresso" foi um senhor. Conciso , Ético , Racional. Apelou à contenção e disse uma coisa fundamental. Há uma histeria e não há dados concretos. Mera especulação jornalistica ,para vender jornais e horas de audiência, num circulo mórbido sem fim.

O Dr. Anes foi muito elucidativo. Esfreou os tais "1oo%" de compatibilidade, que sendo aliás falsos, incendiaram a opinião pública..

Gostei de um professor de expressão facial ,ou análise de expressão facial. Colocou a questão no devido sitio e impediu que as afirmações do psiquiatra espanhol tivesse levado ao erro e à confusão as pessoas.

Gostei muito da postura do Presidente da ASFIC, o Sindicato da PJ.

O inspector Carlos Anjos é um excelente comunicador. Prestou esclarecimentos importantes. Com sobriedade, de forma racional. Disse o que era necessário dizer, revelando as dificuldades da investigação, apelando a tempo e calma para se trabalhar.Humano e natural.

O caso Maddie é de certo um dos maiores enigmas que a PJ enfrentou até hoje. As pressões políticas, a falta de corpo, a falta de prova testemunhal. O enorme caudal de pistas que se revelaram falsas ou não concludentes, tornam a investigação muito complexa.

Carlos Anjos foi um senhor. Com verdades claras e cristalinas embora simples, foi entendido e esclareceu as pessoas.

Custa-me a acreditar que os pais da Maddie tenham algo a ver com o desaparecimento da menina. Desejo que nada tenham a ver com isso, que não teria qualquer justificação natural e racional.

Presumem-se inocentes e esta presunção deve ser respeitada até prova firme em contrário.

Mas podem ter algo a ver. Não sei. O que a ser verdade ,e se provar ,seria um horror.Mas o ser humano é a medida de todas as coisas - as boas e as más - como diria Protagoras.

Mas esta histeria, estes mercantilismo dos media, não abona nada o direito a informar e a ser informado.Os portugueses estão fartos deste tema. Já é uma fobia, tornou-se paranóia.E perturba a investigação.

Parabéns aos que eu indiquei e uma palavra especial de apreço pelo Inspector Carlos Anjos ,pela sua contribuição para o esclarecimento da situação.