José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, setembro 17, 2007

O Procurador Geral da República e o novo CPP

O Procurador-Geral da República mostrou-se preocupado com a entrada em vigor das alterações do CPP, dizendo que vem dificultar a investigação do crime económico!!

O PGR não tem qualquer razão. É a desculpa de sempre!

O Crime Económico, o chamado crime de colarinho branco , nunca é investigado em Portugal como deveria ser.

As grandes burlas ao Fundo Social Europeu, ao FEDER, e a outros, como o caso "Operação Furacão" nunca foram investigadas celeremente.

O atraso deve-se a uma coisa muito concreta: Ao Poder dos Grupos Económicos e ao laxismo do Estado. O tempo joga a favor deles, dos criminosos de colarinho branco.

É Portugal que quer que esses crimes sejam investigados devagar , devagarinho, porque geralmente estão envolvidas pessoas com ligações políticas, que vão mexendo os cordelinhos para atrasar tudo e saiem impunes.

A Justiça Portuguesa é, por certo ,o maior cancro do nosso regime . Há forças que controlam tudo isto.

Agora quando alguma celeridade é implementada ,lá vêm os do "regime" , os do "sistema" reclamar aqui D´El Rei que não há tempo.

O que o Senhor PGR deve ter em atenção é que Portugal não pode continuar neste "dolce fare niente", nesta pasmaceira.

Pode ser que com o caso "Maddie" Portugal aprenda a marchar à velocidade dos outros paises comunitários, porque a Justiça Portuguesa vai levar a maior ensaboadela da sua vida, já que se confronta com regimes mais elaborados,mais celeres, mais respeitadores dos direitos humanos e dos direitos dos intervenientes processuais.

O "Caso Madde" vai ser uma das maiores vergonhas da Justiça Portuguesa. É assim uma espécie de jogo de Rugby entre os "All Blacks" e a Selecção Nacional.
O que o PGR deve fazer é dispor as pedras no tabuleiro para a investigação ser célere. Formando magistrados, criando laboratórios adequados para as perícias.

E impedir que magistrados do Ministério Público andam na comunicação social, sem contraditório, a envenenar a população contra a reforma do CPP.

Porque esses magistrados, como o que vi agora na SIC , com umadvogado experiente à frente não podiam manter esta algazarra sem sentido.

Trabalhem que Portugal precisa de trabalho e os magistrados têm de provar que merecem os chorudos ordenados que auferem. Ordenados que são pagos pelos portugueses e que em troca têm a pior justiça da União Europeia.

O resto é o eterno atraso português.