José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, setembro 07, 2007

Maddie McCann

Não vou falar em concreto sobre o caso. Os pais da menina desaparecida têm advogado e eu , por isso, não vou opinar nada.

Ao contrário do advogado dos pais da Maddie ,que no caso Casa Pia fartou-se de falar , em prejuízo da defesa do meu cliente.Aparecer nas televisões, em bicos de pés para aparecer.

Qunto ao facto de os pais terem sido constituídos arguidos - se é que o pai já foi - nada de substancial prova.

O caso está longe de ter algo palpável. A inquirição prova-o indubitavelmente.

Se os exames vindos do Reino Unido tivessem algum valor probatório os pais da Maddie seriam logo interrogados como arguidos. É o que a lei manda.

Na verdade, o próprio facto da PJ ter começado por ouvir os pais como testemunhas só pode significar que não tem provas, indícios palpáveis.

Pelo simples mas importante facto de que se houvesse indícios a PJ tinha , obrigatoriamente, de os constituir logo arguidos, estando proíbida - a PJ - de os inquirir, isto é ouvi-los como testemunhas.É o que está na lei, no CPP.

Isto é mais que claro, a não ser que a PJ fizesse batota, violasse a lei.O que não acredito, sabendo que está lá o advogado.

Claro que se no decorrer da inquirição foi colocada alguma questão que apontasse no sentido de haver suspeitas sobre os pais - e só poderia ser pelo desenrolar dos testemunhos, porque a PJ começou por inquiri-los- a PJ tinha de os constítuir arguidos.

E os próprios pais podiam , e deveriam, exigir ser constituídos arguidos.

Creio que os exames no Reino Unido não trouxeram nada de novo. Serão, creio, inócuos.

Há demasiado histerismo , desinformação e especulação.

A história dos cães , do sangue, do cheiro a morte , tudo isso é pouco consistente.

Os pais da menina podem ter montando um circo mediático.

Mas não é pelo facto de terem aproveitado as ajudas para pedir a nível planetário ajuda para encontrar a filha que devem ser censurados.

Há que manter alguma serenidade. Os do Reino Unido não pensam nem agem como nós.

A investigação deve avançar serenamente. A polícia britânica tem de baixar a bolinha. A polícia portuguesa tem de trabalhar o melhor possível.

O resto é gritaria, porque os que hoje batem palmas amanhã assobiam. É a sede de espectáculo.