José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, agosto 20, 2007

Punição exemplar da corrupção

O jornal digital " PortugalDiário" publica hoje uma noticia relativa ao combate à corrupção na China que é do seguinte teor:


"O governo chinês puniu quase cinco mil funcionários públicos na primeira metade do ano, que, entre outros crimes, se banquetearam, viajaram ao estrangeiro e compraram carros de luxo com fundos públicos desviados, informa a agência Lusa.
No primeiro semestre do ano, as autoridades identificaram e puniram um total de 4.866 funcionários estatais e do Partido Comunista Chinês (PCC), o partido único no poder, por extravagância e desvio de fundos públicos, refere o jornal oficial Beijing Daily, que cita dados do Ministério da Supervisão chinês.
O Beijing Daily não adianta pormenores sobre as sanções que sofreram os funcionários corruptos, mas destaca que Xu Wenai, vice-procurador-geral da província de Anhui, no leste do país, foi despromovido pelo uso de fundos públicos numa falsa viagem oficial à Finlândia.
O escândalo surgiu quando Xu teve de regressar à China a 21 de Novembro de 2006, depois das autoridades finlandesas lhe terem barrado a entrada no país, diante da apresentação de um falso convite do governo da Finlândia."

Em Portugal muitos falam de corrupção, mas não há punições. Com excepção de meia dúzia de polícias, de vez em quando, nada mais acontece em Portugal

Ainda hoje o jornal "O Público" noticia que na Refer um caso de corrupção está há anos a ser chutado de um lado para o outro.

Muitos políticos portugueses nem querem ouvir falar em corrupção. Pudera, ainda recentemente António Arnault revelou que um individuo pagou para ser deputado do PS durante 6 meses!

É por essas e por outras que Portugal se assemeha cada vez mais a um feudo e não a um Estado Europeu.

O caso do "Apito Dourado" e do "Apito Encarnado" provam à saciedade as golpadas, as trafulhices, as mafias que andam por aqui.

Convém lembrar que em Italia o assunto foi resolvido em dois meses. A Juventus e outro clube despromovidos. Árbitros e dirigentes condenados.

E ninguém teve a ousadia de andar com as mafiosices que vemos em Portugal.

Em Portugal assiste-se a umafalta de vergonha deplorável.

Cada vez mais é necessário existir uma polícia europeia e um corpo e magistrados, plurinacional ,para investigarem em Portugal e para julgarem os crimes de corrupção e os que envolvem abuso sexual de menores.É que tudo parece apontar no sentido de aina assistirmos a uma corrente jurisprudencial a dizer que as crianças até gostaram de ter sido abusadas!