José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, julho 09, 2007

Quando o amor se vai!

O Primeiro Ministro de Portugal anda a evitar o Povo.

O Povo que o amava!?!?!?

Foi triste verificar que a inauguração da ponte do Carregado a Banavente teve dois tempos: O tempo formal e o tempo da participação popular.

O Primeiro Ministro evitou o Povo! Teve medo de mais uma sinfonia de assobios!

Muito mau sinal! Quando os governantes saltitam para não ouvirem quem os elegeu, está o caldo entornado!

A vaia no Estádio da Luz - cada vez tenho mais orgulho em ser lampião! - deixou José Sócrates numa situação muito delicada.

Foi expontânea; Foi genuina; Foi monumental; Foi vista por centenas de milhões de pessoas.

Que orgulho eu tive nesse "Povo que lava no rio"!

Mas a parte mais delicada é que foi presenciada por representantes - que estavam no Estádio da Luz - da China; da India, dos Estados Unidos da América; do Reino Unido; da Austrália; da Grécia; da Jordânia; do Mèxico; do Perú; do Brasil; de Espanha; do Egipto; de Itália; de França; da Alemanha; do Cambodja; da Russia´e outros.

Esses representantes reportaram aos seus governos a vaia.

No plano da União Europeia as coisas começam a ficar feias. E aqui o Presidente da República não tem meios para socorrer o Primeiro Ministro.

A Polónia não cede.

O Reino Unido prepara-se para boicotar a cimeira UE/África.

A União Europeia, através da Comissão ,deu uma machadada nas relações de Portugal com Angola.

Tiveram tanto tempo para interditar o espaço aéreo europeu à TAAG , mas a Comissão - uma vingança de Durão Barroso? - só tomou medidas na Presidência Portuguesa.

A defesa deste Governo de José Sócrates cada vez mais se parece com a defesa de Salazar: O défice; a economia, blá , blá blá!

E o Povo onde está? O emprego, o crescimento, a saúde, a educação, as liberdades cívicas como a liberdade de expressão, de reunião, de pensamento, a paragem da emigração?

No tempo do Governo de José Sócrates , quais reminiscências socráticas, começam a aparecer palavras como "Bufo"; "bufaria"; "perseguição política"; "policia do pensamento"; "censura".

Ao que chegamos!!!!

E só de pensar que eu aprendi no PS precisamente o contrário, nos 20 anos que ali estive, de 1977 a 1997!

E pensar que José Sócrates e António Costa aprenderam a defesa da liberdade, o combate à intolerância , a defesa do humanismo, dos trabalhadores, do Povo, pela mesma cartilha que eu aprendi no PS!!!!!

Hoje até tenho pena. Onde o meu amado País foi ancorar!

Claro, eu nunca entrei na maçonaria! Não gosto de avental! Por isso não compeendo certas coisas no PS que virou o centro da actividade maçónica.

O que os interesses económicos fazem de um País!

Portugal fica a perder.

José Sócrates não conseguirá nada de positivo , para Portugal, na presidência europeia.

As outras potências europeias é que têm o poder, o conhecimento, os meios para progredir, enquanto que Portugal não passa do pedinte, que tem um Primeiro Ministro que é vaiado, que não tem qualquer capacidade de influênca junto das outras nações.

E é vaiado porque ninguém em Portugal ganha com a política seguida pelo Governo PS: Nem os trabalhadores ; nem a classe média; nem os empresários; nem os jovens; nem os idosos.

Ganha Espanha onde até as portuguesas são obrigadas a ir parir!

Como disse Gil Vicente: "Antes burro que me carregue ,que cavalo que me derrube".