José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, março 13, 2007

Julgamento em Espanha

Hoje, dia 13 de Março de 2007 , é um dia que nunca esquecerei.

Participei, como advogado, num julgamento de um médico Português, em Palma de Maiorca - Espanha.

O meu conhecimento da língua castelhana foi suficiente para defender em julgamento um jovem português, agora médico, e que em 1999, numa viagem de finalistas do 12º Ano teve um problema com um polícia no Aeroporto de Palma de Maiorca.

Desde 2002 que pedimos a Portugal que solicitasse a Espanha o envio do processo para o jovem ser julgado em Portugal. A PGR nada fez desde 2002. O Estado Português nada fez, desde 2002.

Até que eu fui a Espanha, acordei com o meu colega espanhol o julgamento e marquei com a senhora juiz a data.

Foi hoje.

É enorme o meu contentamento. Pelo facto em si. Por ter visto como a urbanidade, a cordialidade, o respeito, imperaram.

A Srª juiz, o fiscal - Ministério Público - deram uma lição de bem julgar e de boa actuação.

O meu colega espanhol foi um senhor advogado. Profissional, acutilante. Excelente advogado o Dr. Salvador Rodríguez Alfaro , de Palma de Maiorca .

O tribunal não perturbou as testemunhas , 4 jovens licenciados portugueses que lá foram testemunhar .

Os jovens, todos de fato, tinham as mãos nos bolsos. A Srª Juiz nada lhes disse.

Se fosse em Portugal, a juiza teria logo dito para tirarem as mãos dos bolsos, dos "estribos", ter-lhes-ia dito para terem compostura e blá , blá, blá.

Em Espanha a juiz julgou. Nem interrogou o arguido nem as testemunhas: Isso foi trabalho do Fiscal e dos advogados.

Uma lição.

Como seria bom que em Portugal assim fosse.